CHAMADA PARA DOSSIÊ: Experiências e Desafios das Universidades Estaduais e Municipais afiliadas a Abruem no Desenvolvimento de Políticas de Assistência Estudantil e Ações Afirmativas.

15-09-2025

Nos últimos 20 anos, houve uma ampliação significativa do acesso ao ensino superior no Brasil, impulsionada por políticas de inclusão e ações afirmativas. Com isso, este dossiê tem como objetivo apresentar as práticas que as Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras, afiliadas da Abruem, têm adotado relativas a assistência estudantil e ações afirmativas para evitar a evasão e fortaleçam a permanência na Universidade.


Estamos aguardando a submissão de trabalhos de pesquisa que investiguem sobre a questão da permanência dos estudantes no ensino de graduação. Os temas de interesse incluem, mas não se limitam a:

• As experiências de evasão e suas implicações;
• Políticas afirmativas e sua eficácia;
• Políticas de expansão do ensino superior no Brasil, com foco nas ações das afiliadas da Abruem;
• Estudos de caso que apresentem práticas destinadas a promover a permanência estudantil e a conclusão da graduação;
• Avaliação das Políticas Estudantis.
Convidamos todos os interessados a contribuírem com suas pesquisas e reflexões sobre esse tema crucial.

 

Organizadores:

Alexandra Magna Rodrigues, Universidade de Taubaté;
Maria Darlene Trindade Corrêa, Universidade do Estado do Pará - UEPA;
Profa. Dra. Juliana Vitória Vieira Mattiello da Silva, Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT;
Elenita Conegero Pastor, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

 

Data limite: 10 de dezembro de 2025.
Publicação: Março/26