POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v7i13.2486Keywords:
Inclusão, Ensino superior, Aluno com deficiência, Legislação.Abstract
Este artigo se propõe discutir sobre as políticas de inclusão no ensino superior no Brasil, embasando-se na legislação vigente a partir da década de 1990 e em estudos que versam sobre o assunto. Busco refletir sobre o contexto nacional das políticas de inclusão no ensino superior, que asseguram o acesso e a permanência de pessoas com deficiência neste nível de ensino e alguns elementos que contribuem para essa discussão. O texto parte de um pressuposto inclusivo de que a pessoa com deficiência tem garantido em documentos oficiais, o direito aparticipar do concurso vestibular, efetuar sua matricula e uma aprendizagem com êxito.
Percebe-se que a inclusão de alunos com deficiência hoje representa, um dos maiores desafios
para as Universidades e que as iniciativas de atendimento educacional a esses alunos por
parte do governo têm priorizado a educação básica; tímidas ainda são as ações do Estado e da
Federação acerca do acesso e da permanência do aluno com deficiência no ensino superior.
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Published
03-11-2009
How to Cite
ROSSETTO, E. POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Temas & Matizes, [S. l.], v. 7, n. 13, p. p. 49–57, 2009. DOI: 10.48075/rtm.v7i13.2486. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/2486. Acesso em: 8 apr. 2025.
Issue
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Dossiê: Políticas Educacionais na América Latina
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