POSTURA ÚNICA NA EDUCAÇÃO: O VELHO DISCURSO DO PROFESSORADO

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DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.25859
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Palavras-chave:

Educação, Ética, Postura única, Profissão docente.

Resumo

O presente escrito pretende discutir a ética a partir do seu conceito filosófico e aplica-la à suposta assertiva da “postura única”, termo que nos parece bastante comum nos espaços escolares entre os professores. Dessa forma, por meio de uma pesquisa bibliográfica pretendemos constatar que no campo das profissões, muitas são instituídas a partir de um determinado código de ética. Diferentemente da educação que, em seus preceitos, sucumbe tal significado quando o docente adentra à sala de aula, pois, a partir daí, assiste-se a uma ação individual e de mera “sobrevivência” na medida em que importa apenas concluir mais um dia de trabalho. Este, individual e individualizado, se perde por completo. Sendo assim, aventamos a hipótese da necessidade da adoção de uma conduta pautada nos preceitos da ética, a qual, verdadeiramente introjetada e praticada, acarretaria num resultado e ações coletivas, apontando para um horizonte exitoso, onde a educação pudesse deixar de ser mera formalidade e passasse a ser uma profissão onde todos, de fato, pudessem “falar a mesma língua”.

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Publicado

14-02-2022

Como Citar

PEIXOTO, R.; SESSINO TOLEDO BARBOSA, J. R. POSTURA ÚNICA NA EDUCAÇÃO: O VELHO DISCURSO DO PROFESSORADO. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 504–534, 2022. DOI: 10.48075/rtm.v15i26.25859. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/25859. Acesso em: 28 mar. 2024.