COLEÇÃO ZOOLÓGICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ATUAÇÃO DO PIBID NA REQUALIFICAÇÃO LABORATORIAL E INTERVENÇÃO PRÁTICA

Autores

Palavras-chave:

reino animalia. acervo zoológico. aulas práticas.

Resumo


As coleções didáticas zoológicas visam auxiliar na aprendizagem prática formal de biologia, além de serem importantes para a conservação da biodiversidade. O objetivo deste estudo foi implantar uma proposta pedagógica de requalificação do acervo zoológico existente no Colégio de Aplicação (CAp/UFPE), visando o estudo evolutivo, anatômico e fisiológico do Reino Animalia. A pesquisa ação foi implementada por licenciandos em Ciências Biológicas da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Inicialmente foi realizado um levantamento taxonômico e das condições de acondicionamento dos espécimes no Laboratório de Biologia do CAp, para posterior catalogação no Acervo Digital criado em planilha Excel. Posteriormente, foram adquiridos novos exemplares por meio de doações e coleta de campo, seguindo as normas do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBIO/ICMBio). Foram adquiridos potes de vidro, reagentes químicos, papel vegetal e caneta nanquim para acondicionamento e tombamento. O total de 41 espécimes animais foram classificados nos filos Porifera, Annelida, Cnidaria, Arthropoda, Mollusca Echinodermata e Chordata. Estes foram categorizados quanto ao tipo em: material úmido (em álcool 70%), material seco (indivíduos carbonáticos, como conchas) e material osteológico (estruturas ósseas). Aulas práticas de zoologia foram realizadas com este novo recurso pedagógico, com percepção satisfatória dos discentes. Conclui-se, portanto, que a curadoria e a atualização de uma coleção didática de zoologia representam importantes ferramentas de ensino-aprendizagem, com ricas possibilidades de abordagens científicas e de fácil implantação e manutenção na educação básica.

Biografia do Autor

Maria Danise Oliveira Alves, Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

Graduação em Ciências Biológicas

Mestre em Biologia Animal

Doutora em Oceanografia

Docente da FAFIRE

Departamento de Ciências Biológicas

Referências

AZEVEDO, H. J. C. C. et al. "O uso de coleções zoológicas como ferramenta didática no ensino superior: um relato de caso." Revista Práxis ano IV, nº 7 – Janeiro. Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). 2012

PEIXOTO, L. S. V. "Primeira coleção didática de zoologia da universidade federal da integração latino-americana." 2012. 42p - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Medianeira. 2012.

KIESLARK, G. STOLL, V. G. LUZ, F. A. " Coleção zoológica intinerante aliada ao ensino de zoologia." Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão 9.1 (2017).

SANTOS, S. TERÁN, A. "Condições de ensino em zoologia no nível fundamental: o caso das escolas municipais de Manaus-AM." Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências 6.10 (2017): 01-18.

ROCHA, A. L. F. "A possibilidade de uma abordagem crítica no ensino de zoologia: das situações-limite à práxis pedagógica." (2013).

LENZ, G. et al . "Concepções de ensino e currículo de zoologia no Brasil." Rev. electrón. investig. educ. cienc., Tandil , v. 12, n. 2, p. 1-13, dic. 2017.

RICHTER, E. "Ensino de zoologia: concepções e metodologias na prática docente. 2015."

KRASILCHIK, M. "Prática de ensino de biologia." 4.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

MARANDINO, M. SELLES, S. E. FERREIRA, M. S. "Ensino de Biologia: Histórias e práticas em diferentes espaços educativos." São Paulo: Cortez, 2009.

MARANDINO, M. RODRIGUES, J. SOUSA, M. P. "Coleções como estratégia didática para a formação de professores na pedagogia e na licenciatura de ciências biológicas." Apresentação de trabalho noV Enebio/ II Erebio, PR, p. 1- 12, 2014.

ROCHA, A. L. F. D. (2013). A possibilidade de uma abordagem crítica no ensino de zoologia: das situações-limite à práxis pedagógica.

NASCIMENTO, E. R. MENEZES, J. B. F. SOUSA, S. A. Coleções zoológicas: possibilidades e intergração no ensino, pesquisa e extensão.

ROCHA, A. L. F; URSO-GUIMARÃES; SILVA. F. G. M. V. Levantamento preliminar de dificuldades no ensino-aprendizagem de Zoologia no ensino fundamental. II Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar. 2008.

ROCHA, A. L. F; SILVA. F. G; URSO-GUIMARÃES. M. V. A prática na construção dos conteúdos de Zoologia a partir de uma perspectiva da realidade do discente. XVIII congresso de Iniciação Científica e Tecnológica. UFSCar, 2010 a.

ROCHA, A. L. F; URSO-GUIMARÃES; SILVA. F. G. M. V. Diagnóstico do processo de ensino-aprendizagem em zoologia na realidade escolar de Sorocaba numa abordagem crítica. 2010. Trabalho de conclusão de curso na Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, apresentado na Universidade Federal de São Carlos -campus Sorocaba, 2010 b.

SANTOS, T. S; LANDIM, M. F. (2015). Recursos audiovisuais e coleções zoológicas no ensino de biologia: relato de experiência no contexto do PIBID. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, 8(1).

Downloads

Publicado

14-02-2022

Como Citar

ALVES, M. D. O. COLEÇÃO ZOOLÓGICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ATUAÇÃO DO PIBID NA REQUALIFICAÇÃO LABORATORIAL E INTERVENÇÃO PRÁTICA. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 422–436, 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26105. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊS:Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores