O PIBID E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.26185
Agências de fomento
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Palavras-chave:

Pibid. Formação de professor de ciências. Aluno bolsista.

Resumo

Este artigo aborda as políticas educacionais para a formação de professores no Brasil especificamente da década de 1990, verificando a propositura dessas políticas. Dentre estas, analisou-se as implicações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) que intenciona valorizar, melhorar e incentivar o magistério e possibilitar experiências inovadoras. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo, com base em documentos oficiais, revisão bibliográfica e o aporte teórico de Dourado (2002); Shiroma et. al. (2011); FREITAS, H. (2002, 2007); Carvalho e Gil-Pérez (2001, 2011) e, análise de questionários aplicados a bolsistas do Pibid de um Instituto Federal. Verificou-se que as políticas públicas são pensadas com interesses hegemônicos, diretrizes únicas a serem seguidas em diferentes contextos, mantendo a perpetuação de um sistema capital global que perpetuam a formação de professores no Brasil num processo de mudanças e descontinuidade. O Pibid amplia o espaço fora das salas de aulas; promove a convivência escolar desde o início da graduação; propicia o rompimento com a visão simplista sobre o ensino; concebe a docência como espaço de criação, pesquisa e extensão e; desperta para a importância da formação docente em nível superior em instituições preparadas, em condições adequadas, com reconhecimento de seu trabalho tanto na perspectiva acadêmica, social e financeira, quanto na valorização do magistério e da pessoa do professor. No entanto, verificou-se a necessidade do domínio de conteúdo específico pelos licenciandos e do conhecimento do plano de aula para elaboração, aplicação e a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem.

Biografia do Autor

Josiane Lopes Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Pedagoga, Mestre em Educação, Coordenação de Integração Acadêmica e Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde.

Luciene Lima de Assis Pires, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Socilóloga, Doutora em Educação, Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática no IFG-Câmpus Jataí.

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Publicado

14-02-2022

Como Citar

MEDEIROS, J. L.; PIRES, L. L. de A. O PIBID E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: LIMITES E POSSIBILIDADES. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 440–472, 2022. DOI: 10.48075/rtm.v15i26.26185. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26185. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊS:Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores