OS MENINOS DOS PLANETAS: INTERVENÇÕES LÚDICO- DIDÁTICAS ABORDANDO ASTRONOMIA

Autores

  • Rebeca Paixão de Oliveira Silva Universidade Federal de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-7871-2062
  • Vitória Camila Lima de Almeida Universidade Federal de São Paulo
  • Thuane Santos Valverde Magalhães Universidade Federal de São Paulo
  • Emerson Izidoro dos Santos Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Astronomia, Educação Infantil, Lúdico, Divulgação Científica.

Resumo


RESUMO: O Este artigo é um relato de experiência acerca de intervenções lúdicas, sobre o sistema solar, realizadas com crianças da educação infantil de uma Escola Pública de Guarulhos. As intervenções tiveram como base de elaboração a coleção de livros de Ziraldo “Os meninos dos planetas”. O objetivo das intervenções foi instigar a curiosidade, imaginação e criação das crianças na astronomia, buscando contribuir para que criassem, construíssem uma nova realidade, relacionassem experiências anteriores com novos conhecimentos disponibilizados. Nessa perspectiva as intervenções foram elaboradas de maneira lúdica, fazendo uso de brincadeiras, jogos, teatro e atividades lúdicas. Buscando sempre proporcionar novas descobertas sobre o universo. Essas ações foram realizadas com a participação de alunas de graduação do curso de Pedagogia da Unifesp, voluntárias e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do programa de extensão universitária Banca da Ciência, em sua vertente para a educação infantil, denominada projeto J.O.A.N.I.N.H.A (Jogar, Observar, Aprender, Narrar: Investigações sobre Natureza, Humanidades e Artes). Dessa maneira, o projeto permite, aos estudantes graduandos de licenciatura, compreender e fazer parte do cotidiano escolar estabelecendo assim maior contato com a sala de aula, neste caso da educação infantil, evidenciando como aprimoramento profissional, é de suma importância.

ABSTRACT: This article is an account of the experience of playful procedures on the solar system, carried out with children from early childhood education at a Public School in Guarulhos. The children were based on the Ziraldo book collection “Os Meninos dos Planetas”. The purpose of the interventions was to instigate children's curiosity, imagination, and creation in astronomy, seeking to contribute to them creating, building a new reality, relating previous experiences with new knowledge made available. In this perspective, the interventions were elaborated in a playful way, making use of games, games, theater, and playful activities. Always seeking to provide new discoveries about the universe. These actions were carried out with the participation of undergraduate students from the Pedagogy course at Unifesp, volunteers, and scholarship holders from the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) and the university extension program Banca da Ciência, in its aspect for early childhood education. , called project JOANINHA (Play, Observe, Learn, Narrate: Investigations on Nature, Humanities and Arts). In this way, the project allowed, for undergraduate students, to understand and be part of the school routine, thus establishing greater contact with the classroom, in this case of early childhood education, showing how professional improvement is of paramount importance.

Referências

ABRAMOWICZ, Anete. Direito das crianças à educação infantil. Pro-Posições. Dossiê: Educação Infantil e gênero, v. 14, n. 3, (42), p. 13-24, 2003.

ARIÈS, Philippe. História social da infância e da família. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1981.

BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Editora Vozes, 8ª Edição, 2003.

DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.

FINCO, Daniela. Campos de experiência educativa e programação pedagógica na escola da infância. In.: FINCO, Daniela; BARBOSA, Maria Carmen S.; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas: Edições Leitura Crítica, v. 01, p. 233-271, 2015.

Moreira, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, v. 01, p. 38, 2006.

PIRES, Sergio F. S.; BRANCO, Angela U. Protagonismo infantil: co-construindo significados em meio às práticas sociais. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 38, p. 311-320, dez. 2007.

Downloads

Publicado

14-02-2022

Como Citar

SILVA, R. P. de O.; ALMEIDA, V. C. L. de; MAGALHÃES, T. S. V.; SANTOS, E. I. dos. OS MENINOS DOS PLANETAS: INTERVENÇÕES LÚDICO- DIDÁTICAS ABORDANDO ASTRONOMIA. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 232–245, 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26194. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊS:Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores