Práticas de liberdade: o potencial emancipador e anti-tecnicista do ensino a contrapelo da história e da música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.26203
Agências de fomento

Palavras-chave:

Anti-colonialismo. Educação a contrapelo. Interdisciplinaridade.

Resumo

O presente artigo com foco particular nas disciplinas de História e Música (comumente inserida como uma das linguagens componentes da aula de Artes). busca trazer reflexões sobre a permanência de traços das relações e hierarquias coloniais nas práticas e nos saberes das instituições de ensino e da estrutura curricular das escolas de ensino fundamental e médio, estas disfarçadas e ocultadas pela pretensa “racionalidade” da modernidade, narrativa ainda sustentada pela visão do progresso inevitável como uma “lei da História”, ao mesmo tempo em que confronta as ideias preconcebidas de “música boa” e “música ruim” na educação musical. Essa hierarquização das formas musicais, elaborada pelas classes dominantes, resulta em um preconceito que muitas vezes leva a um afastamento do aluno da aprendizagem de certos instrumentos e estilos. Partindo de uma metodologia que encara a história da modernidade europeia a contrapelo e com apoio de relatos de experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) dos autores, propõe-se o desafio de uma "educação a contrapelo", ancorada em partes na obra freireana, visando a construção de um currículo do ensino básico que seja crítico aos resquícios do colonialismo em nossa sociedade (colonialidade do poder e do saber) e de um currículo do ensino superior que forneça ao discente, professor em formação, as ferramentas pedagógicas necessárias para o desafio de valorizar o lado artístico e histórico da docência.

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Publicado

14-02-2022

Como Citar

KAWAGUCHI, P.; CONCEIÇÃO, D. C. de L. Práticas de liberdade: o potencial emancipador e anti-tecnicista do ensino a contrapelo da história e da música. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 183–203, 2022. DOI: 10.48075/rtm.v15i26.26203. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26203. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊS:Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores