Percepções de futuros professores de Química acerca das experiências vivenciadas no programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.26410
Agências de fomento

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica. Formação de professores. Políticas educacionais. Química.

Resumo

Os programas de incentivo à formação docente, a exemplo o Programa Residência Pedagógica (PRP), foram pensados com o propósito de reduzir a distância entre a formação inicial e a prática em sala de aula, a partir da articulação entre Ensino Superior e Educação Básica. Nesse contexto, este artigo visa investigar, a partir dos depoimentos dos residentes de um curso de Licenciatura em Química, se os objetivos propostos no PRP foram observados em seu desenvolvimento, durante a vigência do primeiro edital (2018-2020). Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, a qual foi realizada com os residentes nos últimos meses de vigência do edital. Após o processo de análise e interpretação dos depoimentos, o qual fundamentou-se nos pressupostos da Análise de Conteúdo, evidenciou-se que os residentes revelaram pontos convergentes entre os objetivos do programa e as atividades desenvolvidas, entretanto ainda relataram desconhecer os documentos que norteiam os processos de ensino e de aprendizagem na Educação Básica, incluindo a BNCC. Além disso inferimos que a tríade formativa, que envolve o residente, o orientador e o preceptor, não foi efetivada de maneira significativa, uma vez que os preceptores ainda apresentaram certa resistência ao assumirem a responsabilidade conjunta na formação dos residentes. Desse modo, reforça-se a relevância de que os objetivos das ações propostas ao longo do desenvolvimento do programa sejam discutidos de maneira coletiva, a fim de efetivar as melhorias almejadas por meio do desenvolvimento do PRP.

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Publicado

14-02-2022

Como Citar

WESLEY CANDEU RAMOS, L.; DE LORENA STANZANI, E.; DIAS BROIETTI, F. C. Percepções de futuros professores de Química acerca das experiências vivenciadas no programa Residência Pedagógica. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 79–102, 2022. DOI: 10.48075/rtm.v15i26.26410. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26410. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊS:Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores