Formação Continuada de Professores: Investigação em uma Escola Piloto do novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31124

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio; Contexto da Prática; Formação Continuada.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma dissertação de mestrado, que investigou as estratégias desenvolvidas em uma escola piloto do Novo Ensino Médio, no período de 2019 a 2022. Os dados relativos à formação continuada de professores são discutidos à luz de um referencial teórico que trata sobre formatos de formação continuada e a Abordagem do Ciclo de Políticas, mais especificamente o contexto da prática. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os resultados da pesquisa com um olhar para atuação dos professores no Novo Ensino Médio quando se deparam com a proposta das escolas piloto. Os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa de campo na escola tendo como participantes, a diretora, a professora formadora e sete professores da área de Ciências da Natureza. Os dados foram analisados por Análise de Conteúdo. Da análise entende-se que, a política chegou de forma imposta na escola. A única professora, que recebeu formação na Secretaria Estadual da Educação, a qual seria por consequência a formadora na escola, por fatores relacionados ao período pandêmico, somente conseguiu promover diálogos com sua área (Matemática). Os demais professores só realizaram formação no início do ano de 2022 através do canal do YouTube da SEduc/RS.

Biografia do Autor

Lorena Garces Silva, Universidade Federal do Pampa

Professora graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa- Unipampa- campus Dom Pedrito. Pós-graduanda na Especialização em Ensino de Ciências da Natureza- Práticas e Processos Formativos. Mestre em Ensino.

Lisete Funari Dias, Universidade Federal do Pampa

Professora Licenciada em Física com Doutorado em Educação em Ciências. Pertence ao quadro permanente do Departamento de Física e do Programa de Pós- Graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa

Referências

ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000.

BALL, S. J.; BOWE, R. Subject departments and the “implementation” of National Curriculum policy: an overview of the issues. Journal of Curriculum Studies, London, v. 24, n. 2, p. 97-115, 1992.

BALL, S. J. Some reflections on policy theory: a brief response to Hatcher and Troyna. Journal of Education Policy, London, v. 9, n. 2, p. 171-182. 1994.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático ED. Petrópolis: Vozes, 2002.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BOWE, R.; BALL, S.; GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.145, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 16 dez. 2020.

CHEVALLARD, Y. La Transposition Didactique. Grenoble: La Pensée sauvage, 1991.

DIAS, L. F. Formação continuada para professores da área de ciências da natureza no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/Unipampa: "o que se mostra" da valorização pela formação? Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. A.; ANDRÉ, M. (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

ISSLER, M.; ESTRADA, A.A. A contribuição do ciclo de políticas como um caminho a percorrer na análise da política educacional. Temas & Matizes, [S.l.], v. 16, n. 27, p. 112-125, 2023. DOI: 10.48075/rtm. v16i27.29856. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/29856. Acesso em: 2 mai. 2023.

LOPES, A. C. Itinerários Formativos na BNCC do Ensino Médio: Identificações docentes e projetos de vida juvenis. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 59-75, jan./mai. 2019.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade. v. 27 n. 94, p. 47-69, abr. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000100003. Acesso em: 01 nov. 2021.

MARIN, A. J. Educação continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos Cedes, n. 36, p. 3-20, 1995.

SILVA, M. R. da. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em revista. v. 34, p. e214130, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698214130. Acesso em: 4 nov. 2021.

Downloads

Publicado

13-03-2024

Como Citar

LIMA, B. M. de; GARCES SILVA, L.; FUNARI DIAS, L. Formação Continuada de Professores: Investigação em uma Escola Piloto do novo Ensino Médio. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 737–754, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i31.31124. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31124. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê