Elementos inibidores do desenvolvimento de práticas investigativas no contexto escolar: uma questão para além da formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31702

Palavras-chave:

Ensino por Investigação; Docência; Estratégias de Ensino.

Resumo

Neste ensaio, discorre-se acerca dos elementos inibidores para o desenvolvimento de propostas investigativas no cotidiano escolar. O artigo insere-se em uma tentativa de elucidar a paradoxalidade existente entre um consenso teórico acerca da necessidade de realização de práticas que fomentem o protagonismo e o papel ativo dos discentes e a dificuldade de inseri-las de modo cotidiano nas instituições educativas. A fim de consecutar o objetivo proposto, argumenta-se que as escolhas didáticas não decorrem apenas da opção pessoal-profissional do docente, mas são condicionadas por aspectos objetivos, políticos e institucionais. A partir da discussão proposta, infere-se que subjacente às perspectivas que associam o desenvolvimento de práticas investigativas somente a uma decisão de caráter pessoal ou da ineficiência de um processo formativo, encontra-se um discurso de responsabilização do docente e que, consequentemente, pode resultar em uma atitude persecutória a ele. No entanto, tal inferência não isenta o professor de uma responsabilidade ética da proposição de situações de ensino e aprendizagem coerentes com o que é preconizado no campo teórico. Todavia, para que isso ocorra parece-nos que é imprescindível a organização de redes colaborativas de trabalho que dêem suporte ao trabalho docente e sejam propositivas de políticas institucionais.

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Publicado

13-03-2024

Como Citar

LORENZON, M.; DARROZ, L. M.; ROSA, C. T. W. da. Elementos inibidores do desenvolvimento de práticas investigativas no contexto escolar: uma questão para além da formação de professores. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 866–886, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i31.31702. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31702. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê