As complexidades do início da carreira docente de um professor-pesquisador de educação física: devires pedagógicos pelo autoestudo
pedagogic becomings through self-study
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.31849Palavras-chave:
Autoestudo; Devires Pedagógicos; Educação Física Escolar.Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar as complexidades do início da carreira de um professor-pesquisador de educação física em desvelamento de devires pedagógicos pelo autoestudo. Para identificar as complexidades do início da carreira docente, adotamos o conceito de rizoma de Deleuzi e Guattari (1987), que enfatiza as relações dos elementos inseridos no contexto da situação estudada. Metodologicamente, a pesquisa está fundamentada em pressupostos e princípios do “autoestudo das práticas de ensino e formação de professores(as)” ou self-study of teaching and teacher education practices (S-STEP) (KITCHEN et al., 2020) com mapeamento rizomático. As complexidades que surgiram das situações limites-emergentes da prática, das intencionalidades pedagógicas do professor e das relações do professor com os(as) alunos(as) e outros(as) professores(as) contribuíram positivamente para buscar formas de intervir junto aos(às) alunos(as), à instituição e aos(às) professores(as). Não surpreendentemente, a amizade crítica proporcionou um ambiente colaborativo. Esperamos que este trabalho contribua para o campo de pesquisas sobre (auto)formação docente na educação física escolar. Além disso, que incentive a realização de novos autoestudos na educação básica, pois auxilia o processo de reflexão e compreensão da prática em contexto de devires pedagógicos.
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