As complexidades do início da carreira docente de um professor-pesquisador de educação física: devires pedagógicos pelo autoestudo

pedagogic becomings through self-study

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.31849

Palavras-chave:

Autoestudo; Devires Pedagógicos; Educação Física Escolar.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar as complexidades do início da carreira de um professor-pesquisador de educação física em desvelamento de devires pedagógicos pelo autoestudo. Para identificar as complexidades do início da carreira docente, adotamos o conceito de rizoma de Deleuzi e Guattari (1987), que enfatiza as relações dos elementos inseridos no contexto da situação estudada. Metodologicamente, a pesquisa está fundamentada em pressupostos e princípios do “autoestudo das práticas de ensino e formação de professores(as)” ou self-study of teaching and teacher education practices (S-STEP) (KITCHEN et al., 2020) com mapeamento rizomático. As complexidades que surgiram das situações limites-emergentes da prática, das intencionalidades pedagógicas do professor e das relações do professor com os(as) alunos(as) e outros(as) professores(as) contribuíram positivamente para buscar formas de intervir junto aos(às) alunos(as), à instituição e aos(às) professores(as). Não surpreendentemente, a amizade crítica proporcionou um ambiente colaborativo. Esperamos que este trabalho contribua para o campo de pesquisas sobre (auto)formação docente na educação física escolar. Além disso, que incentive a realização de novos autoestudos na educação básica, pois auxilia o processo de reflexão e compreensão da prática em contexto de devires pedagógicos.

Referências

ABREU, S. M. B. de. Autoformação docente na experiência de supervisão do PIBID: Transações para uma práxis pedagógica emancipatória na educação física. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, Salvador, v. 7, n. 20, pp. 241–246, 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11239. Acesso em: 29 ago. 2023.

BONETTO, P. X. R.; VIEIRA, R. A. G. Deleuze-Guattari e a educação física. Belém: RBF, 2023.

CHARMAZ, K. Constructing grounded theory: A practical guide through qualitative analysis. Londres: Sage, 2006.

CLARKE, A. E. Situational analyses: Grounded theory mapping after the postmodern turn. Symbolic Interaction, v. 26, n. 4, pp. 553-576, 2003.

CORBIN, J. M.; STRAUSS, A. L. Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing grounded theory. Londres: Sage, 2008.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. A thousand plateaus: Capitalism and schizophrenia. Minneapolis, MN: University of Minnesota Press, 1987.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995, v. 1.

FLETCHER, T.; NÍ CHRÓINÍN, D.; O’SULLIVAN, M. A layered approach to critical friendship as a means to support pedagogical innovation in pre-service teacher education. Studying Teacher Education, Londres, v. 12, n. 3, pp. 302–319, 2016.

GARCIA, M. C. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisas sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, ago./dez., pp. 11-49, 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/17. Acesso em: 29 ago. 2023.

HORDVICK, M.; MACPHAIL, A.; RONGLAN, L. T. Developing a pedagogy of teacher

education using self-study: A rhizomatic examination of negotiating learning and practice. Teaching and Teacher Education, Londres, v. 88, pp. 1-11, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2019.102969. Acesso em: 29 ago. 2023.

IZA, D. F. V.; BENITES, L. C.; SANCHES NETO, L.; CYRINO, M.; ANANIAS, E. V.; ARNOSTI, R. P.; SOUZA NETO, S. Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos-SP, v. 8, n. 2, pp. 273–292, 2014. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/978. Acesso em: 29 ago. 2023.

KITCHEN, J. et al. International handbook of self-study of teaching and teacher education practices. 2ª ed. Austrália: Springer Nature Singapore, 2020.

LOUGHRAN, J. et al. (Orgs.). International handbook of self-study of teaching and teacher education practices. Netherlands: Springer, 2004.

MOCKLER, N. Beyond ‘what works’: understanding teacher identity as a practical and political tool. Teachers and Teaching: Theory and Practice, Londres, v. 17, n. 5, pp. 517-528, 2011.

MONTALVÃO, E. C.; MIZUKAMI, M. G. N. Conhecimentos de futuras professoras das séries iniciais do ensino fundamental: analisando situações concretas de ensino aprendizagem. In: MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. (orgs.). Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos-SP: EdUFSCar, 2002, pp. 101-126.

OVENS, A.; FLETCHER, T. Doing self-study: The art of turning inquiry on yourself. In OVENS, A.; FLETCHER, T. (Eds.), Self-study in physical education teacher education: Exploring the interplay of practice and scholarship. Dordrecht: Springer, 2014, pp. 3-14.

OVENS, A.; HOPPER, T.; BUTLER, J. Reframing curriculum, pedagogy and research. In: OVENS, A.; HOPPER, T.; BUTLER, J (Orgs.). Complexity thinking in physical education: Reframing curriculum, pedagogy and research. Londres: Routledge, 2013, pp. 1-13.

REZENDE, T. C. Autoestudo sobre as emoções de uma professora de inglês em uma escola pública. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Viçosa. Viçosa-MG: UFV, 2014.

SAMARAS, A. P.; SELL, C. Please write: Using critical friend letter writing in teacher research. Teacher Education Quarterly, San Diego, v. 40, n. 4, pp. 93–104, 2013.

SCHUCK, S.; RUSSELL, T. Self-study, critical friendship, and the complexities of teacher education. Studying Teacher Education, Londres, v. 1, n. 2, pp. 107-121, 2005.

STROM, K. Becoming-teacher: The negotiation of teaching practice of first-year secondary science teachers prepared in a hybrid urban teacher education program. Montclair, NJ: Montclair State University, 2014.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação ao magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, pp. 5-24, 2000.

Downloads

Publicado

19-10-2023

Como Citar

VIEIRA, E. L. da S.; BARRETO, S. M.; VENÂNCIO, L.; SANCHES NETO, L. As complexidades do início da carreira docente de um professor-pesquisador de educação física: devires pedagógicos pelo autoestudo: pedagogic becomings through self-study. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 29, p. 96–108, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.31849. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31849. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Memórias, coexistencias e cocriações como cartografias do pensamento