Atividades investigativas em Ciências: trabalhando esferas terrestres por meio de estratégias sustentáveis e interdisciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31940

Palavras-chave:

Projeto escolar; Atividade investigativa; Sustentabilidade.

Resumo

O artigo apresenta as ações desenvolvidas pelos alunos e pelas professoras de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no projeto da Feira de Ciências Escolar. Foi traçado como objetivo geral analisar as contribuições de atividades investigativas para o desenvolvimento de competências na aprendizagem de conceitos científicos por meio de estratégias sustentáveis e interdisciplinares. O artigo caracteriza-se pela abordagem qualitativa, na qual as orientações foram organizadas através de uma sequência didática. Entre as etapas adotadas destacam-se ações de: pesquisas, rodas de conversa, produção das maquetes, registros no diário de bordo e organização das apresentações. Na análise dos resultadoserificou-se que as ações planejadas foram atrativas, pois despertaram a motivação no processo de execução e culminância, além de possibilitar o desenvolvimento de uma postura investigativa, a autonomia discente e a assimilação de conceitos. Nessa mesma direção, também se destaca a postura colaborativa entre as docentes envolvidas no projeto.

Referências

AZEVEDO, Maria Nizete; ABIB, Maria Lúcia Vital Santos; TESTONI, Leonardo André. Atividades investigativas de ensino: mediação entre ensino, aprendizagem e formação docente em Ciências. Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 24, n. 2, p. 319-335, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/ZHsZdJpP8YzjbmYXrrVCmGR/?format=pdf. Acesso em: 05 SET 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdfAcesso em: 01 MAI 2023.

CAPECCHI, Maria Candida Varone de Morais; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Argumentação em uma aula de conhecimento físico com crianças na faixa de oito a dez anos. Investigações em Ensino de Ciências, 5(3), 171–189, 2016. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/592. Acesso em 30 AGO 2023.

PEREZ, Gil; CASTRO, Valdes. La orientación de las practices de laboratorio como invetigagación: un ejemplo ilustrativo. Enseñanza de las ciencias, 14 (2), 1996. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21444/93407. Acesso em: 03 AGO 2023.

LIMA, Daniela Bonzanini de. O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio. TCC: UFRS. 2101, 48p. disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/72341#:~:text=complementar%20o%20aprendizado.,O%20ensino%20investigativo%20%C3%A9%20um%20m%C3%A9todo%20que%20visa%20estimular%20os,enigmas%20ou%20casos%20de%20investiga%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 20 AGO 2023.

PENA, Rodolfo Alves. Sistema terrestre. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/sistema-terrestre.htm#:~:text=Existem%20quatros%20%E2%80%9Cesferas%E2%80%9D%20que%20comp%C3%B5em,%2C%20litosfera%2C%20hidrosfera%20e%20biosfera. Acesso em 03 AGO. 2023.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. – 3.ed. – reimpr. – São Paulo: McGraw-Hill, 2012.

Downloads

Publicado

13-03-2024

Como Citar

FEITOSA, S. de A.; QUEIROZ ALE, B. Atividades investigativas em Ciências: trabalhando esferas terrestres por meio de estratégias sustentáveis e interdisciplinares. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 755–776, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i31.31940. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31940. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê