Volume de tronco de pirâmide utilizando a rapadura: aplicação de uma sequência de ensino investigativa (SEI)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.31953

Palavras-chave:

Etnomatemática; Sequência de Ensino Investigativa; Tronco de pirâmide.

Resumo

Na perspectiva de reduzir ou minimizar o distanciamento entre o conteúdo e o contexto social do aluno, o presente artigo apresenta uma experiência pedagógica com a geometria no Ensino Médio, ancorada nos fundamentos da etnomatemática. Para isso, foi aplicada uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para ensinar o cálculo do volume do tronco de pirâmide com  uma rapadura. Considera-se que a etnomatemática possibilitou o encontro do estudante com traços importantes da cultura local, por meio de questões relacionadas à produção de rapadura nos engenhos de cana-de-açúcar. A utilização da SEI possibilitou a investigação científica pelos estudantes e os colocou numa posição de indivíduos ativos durante o processo de desenvolvimento da sequência de atividades. Tanto que, de acordo com os resultados dos exercícios propostos e do questionário de satisfação, a maioria dos discentes aprovaram o desenrolar pedagógico e apresentaram aprendizagem dos conceitos e aplicações do conteúdo proposto. Portanto, este trabalho favoreceu a aprendizagem de competências e habilidades matemáticas que contribuirão para o exercício da cidadania.

Referências

AZEVÊDO, L. B. S. de. FIREMAN, E. C. Sequência de ensino investigativa: problematizando aulas de ciências nos anos iniciais com conteúdo de eletricidade. REnCiMa, sem local, v. 8, n. 2, p. 143-161, 2017. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1223. Acesso em: 05 nov. 2022.

BARBOSA, F. E.; PONTES, M. M. de; CASTRO, J. B. de. A utilização da gamificação aliada às tecnologias digitais no ensino da matemática: um panorama de pesquisas brasileiras. Revista Prática Docente, Confresa, MT, v. 5, n. 3, p. 1593-1611, 2020. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/905/398. Acesso em: 06 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/enem/provas_e_gabaritos/2020_PV_impresso_D2_CD5.pdf. Acesso em: outubro de 2022.

______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base: ensino médio. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório de resultados do Saeb 2019. v. 1. 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e séries finais do Ensino Médio [recurso eletrônico]. Brasília: INEP, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2019/resultados/relatorio_de_resultados_do_saeb_2019_volume_1.pdf. Acesso em: 06 nov. 2022.

CARVALHO, A. M. P. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: ______, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 1-20.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1990.

______. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 6. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

MOURA, P. de S.; RAMOS, M. do S. F.; LAVOR, O. P. Investigando o ensino de trigonometria através da interdisciplinaridade com um simulador da plataforma pHET. Revista REAMEC, Cuiabá, MT, v. 8, n. 3, p. 574-591, setembro-dezembro, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10784. Acesso em: 5 nov. 2022.

PEREIRA, A. C. A.; et al. Uma abordagem diferenciada para trabalhar conceitos de estatística: desdobramentos da pesquisa “o que é matemática?”. Revista Temas e Matrizes, Cascavel, PR, v. 15, jan/dez. 2021, n. 26. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26413/21429. Acesso em: 19 set. 2023.

SANTOS, G. et al. Sequência de ensino investigativa para o ensino da lei de Hooke e movimento harmônico simples: uso do aplicativo Phyphox, o simulador Phet e GIF’s. Revista de Enseñanza de la Física, sem local, v. 31, n. 2, p., 91–108, 2019. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/26946/28592. Acesso em: 5 nov. 2022.

SANTOS, L. M. M.; PAULINO, O. F. Investigando o ensino de números inteiros por meio da sequência de ensino investigativa (SEI). Revista REAMEC, Cuiabá, MT, v. 11, n. 1, jan./dez., 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14415/12304. Acesso em: 28 jul. 2023.

SIQUEIRA, V. F.; GOI, M. E. J. A teoria de Dewey e suas contribuições para o ensino de ciências. Research, Society and Development, sem local, v. 11, n. 6. 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29097. Acesso em: 5 nov. 2022.

VIEIRA, V. da L.; ROSA, M. Conhecimento geométrico nas perspectivas da pedagogia da alternância e etnomatemática numa escola família agrícola. Revista REAMEC, Cuiabá, MT, v. 9, n. 1, jan./abril., 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11406/7930. Acesso em: 14 ago. 2023.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

TRAJANO SANTANA, L.; BARROS DE OLIVEIRA, D. G. F.; FLORIANO PAULINO , O. Volume de tronco de pirâmide utilizando a rapadura: aplicação de uma sequência de ensino investigativa (SEI). Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 33–56, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.31953. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31953. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê