O ensino por investigação e a formação inicial de professores de ciências: um estudo a partir de teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.31977

Palavras-chave:

Ensino por Investigação; Formação de professores de Ciências; Espaços formativos.

Resumo

É sabido que o Ensino por Investigação tem apresentado potencialidades para a inserção de práticas científicas nas aulas de Ciências, sendo observado uma carência na área de Ciências da Natureza. À vista disso, nota-se a necessidade de aproximar essa abordagem didática com o processo de formação de professores, desde a formação inicial. Pensando nestas questões, o presente estudo buscou identificar quais são os espaços formativos que estão sendo utilizados na formação inicial de professores de Ciências para promover uma aproximação com o Ensino por Investigação. Assim, a presente investigação baseou-se em uma pesquisa de estado da arte, mapeando no Banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) um total de 424 pesquisas que discutem o “Ensino por Investigação” e “Ensino de Ciências por Investigação”. Ao adicionar o filtro “Área de Ensino de Ciências e Matemática”, teve-se um total de 236 pesquisas. Deste total, 18 centram-se na formação inicial de professores, compreendendo o corpus desta pesquisa. A análise dos dados se deu por meio da Análise Textual Discursiva e pôde-se perceber que os espaços formativos mais utilizados são as disciplinas comuns na licenciatura, como Estágios Supervisionados, disciplinas especificas, PIBID, cursos e minicursos.

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

CONCEIÇÃO, A. R. da; PRESTES DA SILVEIRA, D.; LORENZETTI, L. O ensino por investigação e a formação inicial de professores de ciências: um estudo a partir de teses e dissertações. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 57–82, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.31977. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31977. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê