A tematização da prática pedagógica na formação continuada de professores e o ensino por investigação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31985

Palavras-chave:

Formação Continuada; Tematização da Prática Pedagógica; Ensino por Investigação.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a Tematização da Prática Pedagógica como estratégia formativa para auxiliar professores de Ciências a desenvolver o ensino por investigação em suas aulas. A Tematização da Prática Pedagógica consiste no registro de aulas de um professor por meio de anotações ou gravações em vídeo, que são posteriormente assistidas e discutidas com um formador, que no caso, foi a Professora Coordenadora Geral de uma escola do Programa de Ensino Integral, do interior paulista. A pesquisa adotou caráter qualitativo, se caracterizou como descritiva e interpretativa, à medida que foram discutidos dados de registros escritos de uma ação formativa e envolveu duas professoras. A análise dos dados mostrou que a Tematização da Prática Pedagógica como estratégia formativa, auxilia os professores a refletirem sobre a própria prática e planejarem novas ações. No que se refere ao ensino por investigação, a apropriação das professoras de Ciências ainda era muito incipiente, havia um distanciamento pronunciado da teoria e uma dificuldade para a realização de estudos individuais e aprofundamentos teóricos. Essas conclusões orientaram a continuidade da formação para momentos de estudos teóricos coletivos e discussões entre os docentes.

 

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Publicado

23-02-2024

Como Citar

GAIARIN, M. D. B. B.; AUGUSTO, T. G. da S. A tematização da prática pedagógica na formação continuada de professores e o ensino por investigação. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 887–905, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i31.31985. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31985. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê