Narrativas de formadores sobre o estágio supervisionado como lócus da práxis investigativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31987

Palavras-chave:

Ensino por investigação; Formação de professores de Ciências; Pedagogia freireana.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o processo de elaboração e implementação de uma proposta de estágio supervisionado obrigatório, realizada junto a uma turma do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. Especificamente, investigamos, na proposta formativa, como o estágio pode se configurar como lócus de uma práxis investigativa. Para tanto, utilizamos a análise textual discursiva para interpretar qualitativamente as reflexões dos formadores, a partir das narrativas produzidas no estágio por meio de interações verbais e relatórios. Com as categorias emergentes: planejamento, estratégias formativas e a codocência como articuladora do processo; as intervenções dos licenciandos/licenciandas e análises do vivido compreendemos que a alfabetização científica, o ensino por investigação e a concepção Freireana de formação docente constituíram a base teórica de conscientização e ação de planejamento colaborativo da disciplina, condução das aulas e das intervenções realizadas no contexto escolar. Como lição, destacamos a importância da parceria com os supervisores da escola para a realização de práticas investigativas e a formação docente.

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Publicado

13-03-2024

Como Citar

DA SILVA BARCELLOS, L.; ROSA COELHO, G.; SILVEIRA DA SILVA TRAZZI, P. Narrativas de formadores sobre o estágio supervisionado como lócus da práxis investigativa. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 530–559, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i31.31987. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31987. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê