Formação acadêmica profissional de egressos licenciados na Universidade Federal do Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.31992

Palavras-chave:

Egressos; Formação Acadêmica; Professores.

Resumo

O estudo abrange egressos formados, no período de 2015 a 2022, na Universidade Federal de Tocantins (UFT). O objetivo é analisar a situação dos egressos, em relação às implicações da formação acadêmica na trajetória profissional dos graduados nos cursos de Licenciatura da UFT. O estudo envolveu os cursos de Educação Física, Educação do Campo, Ciências Sociais e Pedagogia do Campus de Tocantinópolis da UFT. Trata-se de uma pesquisa observacional, transversal e quantitativa, utilizando análises estatísticas e interpretação de fenômenos. A coleta de dados ocorreu por meio de formulários online, totalizando 82 respondentes. Dos egressos, 63% são mulheres, com média de idade de 31 anos. A maioria provém do Tocantins (72%) e do Maranhão (17%). A renda mensal é predominantemente baixa, com somente 20,8% ganhando acima de 3 salários mínimos. Metade dos egressos não buscou formação complementar, e apenas 30,4% obtiveram especialização, 13,4% mestrado e 1,3% doutorado. A avaliação da contribuição da UFT para as carreiras é positiva (96%), mas apenas 24,7% se consideram bem-sucedidos profissionalmente. Isso indica que outros fatores além da formação acadêmica influenciam no sucesso profissional dos egressos. Em síntese, o estudo destaca a importância da formação superior na vida profissional dos egressos da UFT e aponta desafios e desigualdades a serem superadas.

Referências

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Publicado

22-02-2024

Como Citar

FERNANDES ANTUNEZ, B.; DE OLIVEIRA BOFF, E. T. Formação acadêmica profissional de egressos licenciados na Universidade Federal do Tocantins . Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 486–506, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.31992. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31992. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê