Trilhando caminhos colaborativos: construção de sequências de ensino investigativo em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.31996

Palavras-chave:

Ensino por Investigação; Trabalho colaborativo; Parceria Universidade – Escola.

Resumo

Este artigo aborda o Ensino por Investigação (ENCI) como uma estratégia didática promissora para aprimorar o ensino de Ciências. O EnCI visa oportunizar a construção de conhecimentos dos estudantes, a partir da inserção didática, em práticas científicas, mas há uma falta de compreensão sobre como a construção colaborativa de Sequências de Ensino Investigativo (SEI) pode influenciar esse processo. O principal objetivo deste estudo é apresentar e discutir o processo de construção colaborativa de SEI, desenvolvidas em parceria com professores, e avaliar suas contribuições e desafios. Conduzimos uma pesquisa que envolveu a criação colaborativa de SEI em parceria com professores da educação básica. Os resultados revelam que a colaboração entre pesquisadores e professores desempenha um papel fundamental na construção de práticas de ensino às necessidades específicas de cada contexto escolar. Este estudo ressalta a eficácia do EnCI na promoção do desenvolvimento das habilidades dos estudantes. A colaboração entre pesquisadores e professores é um elemento chave nesse processo, destacando a importância de integrar teoria e prática na educação em Ciências. A pesquisa contínua sob o viés colaborativo e a implementação das SEI são fundamentais para fortalecer ainda mais o Ensino de Ciências por Investigação e sua aplicação em diferentes contextos educacionais.

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

MENESES MOURA, A. R.; SANTOS DE JESUS, D. S. de J.; DOS SANTOS SANTANA, U.; TORRES DE DEUS FRANCO, J.; SEDANO , L. Trilhando caminhos colaborativos: construção de sequências de ensino investigativo em Ciências. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 103–126, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.31996. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31996. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê