Desenvolvimento profissional de educadores em/para Clubes de ciências: compreensões a partir da histõria da Rede Municipal de ensino de Blumenau – SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32005

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente; Clubes de Ciências; Escola.

Resumo

Nesta pesquisa articula-se compreensões sobre um percurso histórico de 30 anos de funcionamento do projeto Clubes de Ciências na Rede Municipal de Educação de Blumenau com dimensões ao desenvolvimento profissional dos seus educadores clubistas. Ao investigar essa história, na perspectiva dos seus coordenadores, espera-se contribuir para o campo de estudos de desenvolvimento profissional no contexto da Educação Não Formal (ENF), especialmente nos Clubes de Ciências. Diante disso, com o objetivo de compreender os processos do desenvolvimento profissional de educadores que atuam nessa rede, foram gerados dados com coordenadores clubistas por meio de grupos de discussão e investigação documental. Para interpretações, foram sistematizadas seis fases de funcionamento dos Clubes ao longo da sua história e identificados aspectos individuais e coletivos, da prática, identidade e formação profissional. Com o estudo de caso pode-se depreender que desenvolver-se como educador em/para Clube de Ciências envolve as especificidades da ENF e da educação científica em interface com percursos formativos nas dimensões: compartilhar, cocriar, conectar, colaborar, comprometer e continuar formando-se em processos permanentes, bem como planejados pelas instituições promotoras a fim de demarcar a valorização desses profissionais, o compromisso com a educação científica dos estudantes e o lugar do Clube de Ciências nas políticas educacionais.

Biografia do Autor

Daniela Tomio Tomio, Universidade Regional de Blumenau.

Daniela Tomio é Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação e (Mestrado) em Ensino de Ciências Naturais e matemática da Universidade Regional de Blumenau. E-mail: danitomiobr@gmail.com

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Publicado

22-02-2024

Como Citar

RODRIGUES, F.; TOMIO, D. T. Desenvolvimento profissional de educadores em/para Clubes de ciências: compreensões a partir da histõria da Rede Municipal de ensino de Blumenau – SC. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 398–418, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.32005. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32005. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê