O ensino por investigação em atividades presentes nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32008

Palavras-chave:

Ensino por Investigação; Ensino de Ciências; Livro Didático.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições formativas das atividades propostas nos LD de Ciências dos anos finais do ensino fundamental enquanto caminho para o EI. A partir da coleção de LD utilizada na rede pública de ensino do Paraná, investigou-se os enunciados das atividades propostas, a fim de, verificar quais destas apresentam proximidade com as delimitações do EI. Como procedimentos metodológicos utilizamos a análise textual discursiva para pesquisas qualitativas. Destas análises foi possível observar que, nos quatro volumes de LD, encontram-se poucas atividades com proximidade ao EI, limitando dessa maneira a ampliação das pesquisas escolares e do desenvolvimento de atividades com protagonismo dos alunos. Os resultados obtidos indicam que os enunciados da maior parte das questões deixam lacunas que precisam ser aprofundadas pelo docente a partir de outras fontes para que os alunos pratiquem propostas investigativas associadas a práticas reflexivas, ao incentivo a comunicação dos resultados dos estudos realizados e a capacidade de tomar decisões frente aos desafios encontrados.

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Publicado

22-02-2024

Como Citar

AVILA, P. N. de; PEREIRA, A. M. de O.; COAN, C. M. O ensino por investigação em atividades presentes nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 439–459, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.32008. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32008. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê