Cultivando comunidade de prática em um grupo de pesquisa multiárea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32014

Palavras-chave:

Formação de professores; Experiência; Universidade.

Resumo

Este estudo, de caráter exploratório e descritivo, tem por objetivo caracterizar dois grupos de pesquisa enquanto agentes que cultivam Comunidades de Prática a partir da análise de condicionantes. Participaram da pesquisa 35 integrantes de 2 grupos de pesquisa alocados em instituições de ensino superior, sendo uma das universidades localizada na fronteira oeste do Rio Grande do Sul e a outra localizada na região central do mesmo estado. Tais grupos possuem uma relação de estreita convivência, muitos dos participantes do estudo fazem parte de ambos os grupos. Foi disponibilizado um formulário online no qual foram apresentadas situações do dia a dia do grupo que remetesse aos condicionantes de uma Comunidade de Prática. Enquanto resultados, dois dos oito condicionantes se sobressaíram, sendo eles a Dinamicidade do Expert e as Reflexões Compartilhadas. Outros três condicionantes precisam de atenção: Compartilhamento de repertório, o Compromisso solidário e o Espaço de vulnerabilidade e Agência mediada. Tal achado demonstra que há espaço para que os participantes de ambos os grupos possam compartilhar suas experiências, vislumbrando assim novas aprendizagens aos participantes e também buscar novas formas de melhor cultivar a comunidade no grupo.

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

SOARES, R. G.; RUPPENTHAL, R.; NOAL, G. R.; COUTINHO, C. Cultivando comunidade de prática em um grupo de pesquisa multiárea. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 153–168, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.32014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32014. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê