Entrecruzamento de trajetórias de formação e atuação de professores que ensinam Ciências nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32015

Palavras-chave:

Professoras que ensinam Ciências; Formação de Professores; Ensino de Ciências.

Resumo

Objetivamos investigar expressões de professoras polivalentes, concernentes a maneira de ser e de ensinar, ao refletirem sobre suas histórias de formação e docência em Ciências nos anos iniciais. A pesquisa é de caráter qualitativo e teve como colaboradoras quatro professoras atuantes nos anos iniciais, na rede pública de ensino do município de Ananindeua/PA. Os dados foram construídos em encontros formativos e seu tratamento se deu pela Análise Textual Discursiva, a partir da qual emergiram dois eixos temáticos: i) Professoras dos anos iniciais: o que dizem sobre si e ii) Professoras polivalentes, que ensino de ciências mobilizam. Evidenciou-se que uma incipiente formação inicial, o baixo reconhecimento do valor formativo do ensino de ciências e a pouca confiança profissional para o fomento de práticas interdisciplinares por parte das professoras. acaba por reforçar a secundarização do ensino de ciências. Ao mobilizarem o ensino de ciências nos anos iniciais, as professoras demonstram enfatizar temáticas relacionadas a conhecimentos biológicos em detrimento de conhecimentos físicos e químicos. Porém, verificamos indícios de insubordinação das colaboradoras, ao proporem práticas interdisciplinares em aulas de ciências. Neste direcionamento advertimos para necessidade de aproximação reflexiva dos saberes práticos da experiência com os aportes teóricos na formação continuada.

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Publicado

22-02-2024

Como Citar

CASTRO, E. B. de; PESSOA, W. R. Entrecruzamento de trajetórias de formação e atuação de professores que ensinam Ciências nos anos iniciais. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 460–485, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.32015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32015. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê