Formação docente e o ensino por investigação: o Show da Luna como fonte de inspiração para projetos na feira científica de Salvaterra, Ilha de Marajó, Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32020

Palavras-chave:

Desenho animado; Experimentação; Feira Científica.

Resumo

A elaboração de projetos investigativos para feiras científicas desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criatividade e protagonismo dos estudantes. Nesse contexto, os professores atuam como mediadores, orientando e acompanhando o processo, desde insights iniciais para pesquisa à socialização dos resultados. O objetivo do artigo consistiu em analisar as contribuições de uma oficina formativa conduzida na modalidade de Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que explorou o "Show da Luna" como fonte de inspiração para a orientação de projetos de alunos do Ensino Fundamental. Essa é uma pesquisa de abordagem qualitativa, natureza básica e objetivo descritivo-interpretativo. Procedimentalmente se enquadra como estudo de caso, realizado com um grupo de 56 professores. Para construção do corpus empírico, foram realizadas gravações e transcrições da etapa de sistematização da SEI. Posteriormente procedemos a análise textual discursiva (ATD) na qual identificamos cinco categorias iniciais que originaram a categoria emergente “O papel da experimentação e desenho animado na compreensão do ensino por investigação”. No metatexto, evidenciamos que os professores revisitaram, como aprendentes, os principais aspectos que norteiam uma investigação científica, apresentando uma visão unânime sobre a contribuição da oficina, apontando impactos positivos sobre o uso de atividades experimentais apoiadas no método científico explorado no “Show da Luna”.

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Publicado

22-02-2024

Como Citar

ARRAIS, T. N. B.; SILVA, L. P. da; BICALHO, F. da S.; SOUZA , R. F. de. Formação docente e o ensino por investigação: o Show da Luna como fonte de inspiração para projetos na feira científica de Salvaterra, Ilha de Marajó, Pará. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 377–397, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.32020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32020. Acesso em: 12 maio. 2024.

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Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê