Formação continuada de professores de química do ensino superior: A construção da cultura de colaboração a partir da reflexão coletiva sobre relatos de experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32021

Palavras-chave:

Formação de Professores; Isolamento Docente; Docência no Ensino Superior.

Resumo

No presente artigo procuramos compreender como um processo formativo com características colaborativas, entre professores de Química do Ensino Superior, promove a reflexão e a colaboração entre os docentes visando o desenvolvimento profissional. A abordagem metodológica foi qualitativa, seguindo os princípios da pesquisa-ação colaborativa. Como instrumentos de construção dos dados utilizamos questionário online e gravação dos encontros do processo formativo. Selecionamos dados do questionário e dos encontros que objetivaram a discussão sobre as práticas que os docentes classificavam como exitosas. A análise desses dados foi realizada por Análise de Conteúdo, por meio da discussão da categoria a priori: Reflexão sobre a prática. A discussão dos resultados indica que a cultura de colaboração entre os professores ainda é limitada, mas há esforços para a superação do isolamento docente, mostrando que a colaboração precisa ser fortalecida a partir de processos de formação continuada.

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Publicado

22-02-2024

Como Citar

GUIMARÃES, A. C. do V.; MEDEIROS, V.; LOPES, J. G. Formação continuada de professores de química do ensino superior: A construção da cultura de colaboração a partir da reflexão coletiva sobre relatos de experiências : . Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 329–356, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.32021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32021. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê