Ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva curricular

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DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32029

Palavras-chave:

Currículo; Políticas Educacionais; Formação de Professores.

Resumo

A Educação em Astronomia tem sido um tema de crescente preocupação entre os pesquisadores brasileiros nos últimos anos. Apesar das fortes evidências e justificativas para a inclusão da Astronomia no currículo, o ensino dessa área do conhecimento ainda não está recebendo a atenção que merece. Ao analisar os currículos da Educação Básica, as competências e habilidades delineadas diante dos conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais de professores que ensinam Astronomia, é possível inferir que a presença dessas abordagens nas formações de professores é subvalorizada. Diante das reflexões apresentadas, o objetivo deste estudo é realizar uma análise bibliográfica, sob uma perspectiva qualitativa e documental, centrada na evolução do ensino de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como resultado,destacamos que os documentos analisados apresentam indícios de uma evolução pedagógica associada ao ensino de Astronomia, partindo de uma abordagem centrada no professor para uma centrada no aluno, enfatizando o desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da jornada escolar, visando uma educação mais adaptável e personalizada, compatível com as demandas da sociedade contemporânea.

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

ALMEIDA JUNIOR, E. R. B.; OLIVEIRA, C. M. de; ORTIZ, A. J.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. de O. Ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva curricular. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 211–232, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.32029. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32029. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê