A narrativa de uma professora sobre a aprendizagem promovida pela pesquisa em sala de aula no Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32034

Palavras-chave:

Formação de professores, pesquisa em sala de aula, ensino de ciências

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar que inovações traz a narrativa de uma professora, tanto como modo de pesquisa, quanto como o que anuncia como modo de promover aprendizagem pela pesquisa em sala de aula no ensino de ciências. Apoiamo-nos teoricamente nos pressupostos da Pesquisa em Sala de Aula, abordando as etapas de questionamento, construção de argumentos e comunicação, e partindo do pressuposto que para ensinar pela pesquisa é necessário aguçar as curiosidades. Ademais, trazemos a formação de professores, tanto inicial como continuada, como ponto importante no processo de formar o professor pesquisador. Desse modo, apresentamos uma pesquisa qualitativa, que deriva da narrativa de uma professora de ciências de uma escola pública do sul do Brasil. A análise hermenêutica é amparada na perspectiva filosófica hermenêutica de Hans George Gadamer. As narrativas apontam a pesquisa em sala de aula no ensino de ciências, é um processo relevante de ensino e aprendizagens para estudantes e professores, baseados no o diálogo e na partilha de conhecimentos. Além disso, a autonomia que a pesquisa em sala de aula desenvolve nos estudantes, é sem dúvidas um dos mais importantes reflexos dessa metodologia de ensino.

Referências

BASTOS, Lilia Cabral; BIAR, Liana de Andrade. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. D.E.L.T.A., edição especial, v. 31, n. XX. p. 97-126, 2015.

BOLÍVAR, Antonio, La investigación biográfica narrativa en el desarrollo e identidad profesional del profesorado. In: GONZALES-MONTEAGUDO, José. Les histories de vie en Espagne: entre formación, identité et mémoire. Paris: L’Harmattan, 2011. p. 59-96.

BRUNNER, Jerome. Construção Narrativa da Realidade. Critical Inquiry. v. 18, n.1, p. 1-21, 1991. p.1-21.

CRESWELL, John. W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa- Escolhendo entre cinco abordagens. Editora Penso: São Paulo, 2014.

DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GADAMER, Hans George Verdade e Método I – Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 8. ed. Petrópolis: Rio de Janeiro, 2007.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente Profissional: formar-se para a mudança e incerteza. São Paulo: Cortez, 2002.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 90-113

LABOV, William. Language in the Inner City. Philadelphia: University of Pensilvania, 1972.

MERTINS, Simone; GALLE, Lorita A. V.; SILVA, Carla Melo da. Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 3, p. 190-207, 2020.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo; RAMOS, Maurivan Güntzel. Pesquisa na sala de aula: fundamentos e pressupostos. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rosário (org.). Pesquisa em sala de aula: tendências para os novos tempos. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 11-20.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: 2002

SILVA, Carla Melo da. Narrativas de Experiências com a Pesquisa como Princípio Educativo: da educação infantil a educação profissional técnica de nível médio. 2021, 206f.Tese. (Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), 2021.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

26-01-2024

Como Citar

SILVA, C. M. da; MADRUGA, Z. E. de F. A narrativa de uma professora sobre a aprendizagem promovida pela pesquisa em sala de aula no Ensino de Ciências. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 289–303, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.32034. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32034. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê