Célestin Freinet no ensino de ciências: um estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32249

Palavras-chave:

Célestin Freinet; Ensino de Ciências; Revisão Sistemática.

Resumo

Este artigo apresenta a revisão sistemática de teses e dissertações nacionais a respeito da presença da pedagogia de Célestin Freinet nas pesquisas sobre Ensino de Ciências. O educador francês é conhecido pelas suas técnicas educativas, pela teoria a respeito do método livre, mas também pela forma de reinventar o sistema educacional, batalhando por escolas para o povo, direitos aos professores e, principalmente, por um ensino mais próximo da vida cotidiana. Neste estudo, foram localizadas apenas quatro (4) dissertações, as quais revelam que a relação entre a pedagogia de Célestin Freinet e o Ensino de Ciências tem acontecido de forma bastante diminuta, sendo que o que mais aparece são suas técnicas de ensino. Essas, não obstante, utilizadas de forma instrumental dentro de uma educação tradicional, focada nos resultados dos exames e no mercado de trabalho, em detrimento do método natural, da livre expressão, da cooperação e demais princípios da pedagogia de Célestin Freinet.

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

FORTUNATO, I. Célestin Freinet no ensino de ciências: um estado do conhecimento. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 233–252, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.32249. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32249. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê