Meu corpo, meu espaço: a educação sexual como prevenção da violência contra meninas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.32993

Palavras-chave:

Violência Sexual; Educação; Corpo,

Resumo

O presente estudo pretende refletir sobre a construção social da violência e as relações de poder, que normatizam e favorecem o aumento dos índices de violência sexual contra meninas. A pesquisa caracteriza-se como abordagem qualitativa, de natureza básica, de objetivo exploratório e de procedimento bibliográfico. O corpo ocupa um espaço social, físico e simbólico. A violência sexual representa a violação / transgressão destes espaços, assim deixando estigmas permanentes e sentimento de perda do controle do nosso maior bem, o corpo. Ao considerar as relações de poder construídas secularmente pelas hierarquias, conclui-se que a educação sexual pode ser uma importante aliada na prevenção da violência sexual, quando o ensino desse tema transcende a dimensão biológica, mas também aborda o corpo e os seus limites, como a violência, o consentimento e o respeito pelo outro, assim favorecendo o autoconhecimento o autocuidado e a prevenção. Conclui-se que a educação sexual nas escolas pode ser uma importante aliada na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes, perpassando todos os níveis de ensino.

Referências

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2023. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2023/07/anuario-2023.pdf. Acesso em: 30 set. 2024.

ASSUNTO, R. Paisagem e Estética. In: SERRÃO, A. V. (coord.). Filosofia da paisagem: uma antologia. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013.

BRASIL. Decreto-Lei Nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 31 dez. 1940. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-2848-7-dezembro-1940-412868-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 30 set. 2024.

CAMPOS, M. P.; SILVA, J. M.; SILVA, E. A. Emoção corporificada e potência para constituição de espaços de luta para superar a violência sexual sofrida por mulheres. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, v. 3, n. 41, p. 37-50, 2019. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/6401 . Acesso em: 30 set. 2024.

CAMPOS, M. P.; SILVA, J. M. Teu Corpo é Espaço mais teu Possível: construindo a análise do corpo como espaço geográfico. Revista da ANPEGE, Mato Grosso do Sul, v. 16, n. 31, p. 101-114, 2020. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/anpege/article/view/10750.Acesso em: 30 set. 2024.

CARLOS, A. F. A. O lugar no/do mundo. São Paulo: FFLCH, 2007.

COSTA, D. S. F. A. S. Para Além do Silêncio: um estudo sobre abuso sexual infantil e resiliência. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) – Pontifícia Universidade Católica. Rio de Janeiro, p. 149. 2002.

COULANGES, N-D. F. A Cidade Antiga. São Paulo: Montecristo Editora, 2021.

FEDERICI, S. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.

FREUD, S. O futuro de uma ilusão, o Mal-Estar na Civilização e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

HISSA, C. E. V.; NOGUEIRA, M. L. M. Cidade - corpo. Revista UFMG, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 54-77, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/2674. Acesso em: 30 set. 2024.

HOOKS, B. E eu não sou uma mulher?: mulheres negras e o feminismo. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 2019.

_______. Teoria Feminista: da margem ao centro. São Paulo: Perspectiva, 2019.

JARDIM, D. P.; BRÊTAS, J. R. S. Orientação sexual na escola: a concepção dos professore de Jandira-SP. Rev. Brasileira de Enfermagem, v. 59, n. 2, p. 157-162, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/tdq9jV3qsnmwPmM75Z4ttwP/abstract/?lang=pt.Acesso em: 30 set. 2024.

LE BRETON, D. A Sociologia do Corpo. Vozes: Rio de Janeiro, 2010.

Nasio, J. Édipo: o complexo do qual nenhuma criança escapa. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Relatório Mundial sobre Violência e Saúde. Genebra: OMS, 2002.

PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais: Orientação Sexual. MEC, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

RAFFESTIN, Claude. O que é o Território? In: Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993.

RODRIGUES, A. L. Fronteira e Território: considerações conceituais para a compreensão da dinâmica do espaço geográfico. Produção Acadêmica, Porto Nacional-TO, n. 2, p. 139-157, 2015. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/2002. Acesso em: 30 set. 2024.

ROUDINESCO, E.; PLON, M. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

SOUZA, R. Paisagem e lugar: alicerces de uma outra política. In: Revista Geografar, Curitiba, v. 13, n. 2, p. 380-393, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/geografar/issue/view/2633. Acesso em: 30 set. 2024.

Downloads

Publicado

14-04-2025

Como Citar

VIEIRA , C. Z.; SOUZA , R. J. de; LORO, A. P. Meu corpo, meu espaço: a educação sexual como prevenção da violência contra meninas. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 33, p. 103–119, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i33.32993. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32993. Acesso em: 1 maio. 2025.