Formação pedagógica do professor para atuar no magistério superior: o estágio de docência em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33353

Palavras-chave:

Estágio de docência; formação; pós-graduação.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer como se dá a organização e estruturação do estágio de docência na formação pedagógica do professor para atuar no magistério superior na concepção de coordenadores e integrantes de comissões coordenadoras de programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Viçosa. Através de uma pesquisa qualitativa, em que foi empregada a entrevista semiestruturada para a coleta dos dados, foi possível identificar que a maioria dos estudantes cumprem o estágio de docência, haja vista a existência de um alto número de bolsas oriundas da agência de fomento Capes. A organização e estruturação do estágio de docência, ocorre de forma independente, ainda que se trate de programas vinculados à uma mesma área de conhecimento na referida IES. Tendo em vista que a formação do professor para o ensino superior se processa nos programas de pós-graduação, como normatiza a LDB, entende-se que a não sistematização do estágio como espaço de formação pedagógica comum a todos os estudantes pode levar a uma compreensão equivocada do papel deste importante momento na formação docente, além de perpetuar a valorização da pesquisa em detrimento ao ensino nas IES.

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Publicado

14-04-2025

Como Citar

CAETANO, C. S.; PAIXAO, J. A. da. Formação pedagógica do professor para atuar no magistério superior: o estágio de docência em foco. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 33, p. 41–61, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i33.33353. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/33353. Acesso em: 2 maio. 2025.