Formação inicial de pedagogos e demais licenciaturas para uma educação inclusiva: desafios e possibilidades
CHALLENGES AND POSSIBILITIES
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33391Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores; Educação Inclusiva; Componentes Curriculares.Resumo
Neste trabalho discutimos os desafios atuais encontrados para a formação de professores para atuar na diversidade, considerando o paradigma da inclusão e o público-alvo da Educação Especial. Como ocorre a formação inicial de professores para esta atuação na perspectiva inclusiva? O objetivo geral deste estudo é discutir a formação inicial para atuação na educação inclusiva a partir da perspectiva de graduandos em pedagogia e demais licenciaturas de uma universidade pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva de abordagem qualitativa, realizada por meio de questionários online, que teve como participantes 165 graduandos dos cursos de Pedagogia e licenciaturas, matriculados em componentes curriculares da área de Educação Especial Inclusiva. Percebe-se que segundo a visão dos participantes, a oferta dos componentes curriculares atende as necessidades e contribui com a práxis profissional, porém é insuficiente no que concerne ao aspecto prático para acolher a diversidade encontrada no ambiente escolar. Os participantes demonstraram ter conhecimento que parte da dificuldade se deve a limitação da carga horária do curso elegível para componentes da área de Educação Especial. Devido as demandas expressas pelos graduandos junto ao Colegiado de seus cursos, algumas licenciaturas estão tornando o componente de Educação Especial obrigatório ao reverem seus planos de curso.
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