Formação inicial de pedagogos e demais licenciaturas para uma educação inclusiva: desafios e possibilidades

CHALLENGES AND POSSIBILITIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33391

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores; Educação Inclusiva; Componentes Curriculares.

Resumo

Neste trabalho discutimos os desafios atuais encontrados para a formação de professores para atuar na diversidade, considerando o paradigma da inclusão e o público-alvo da Educação Especial. Como ocorre a formação inicial de professores para esta atuação na perspectiva inclusiva? O objetivo geral deste estudo é discutir a formação inicial para atuação na educação inclusiva a partir da perspectiva de graduandos em pedagogia e demais licenciaturas de uma universidade pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva de abordagem qualitativa, realizada por meio de questionários online, que teve como participantes 165 graduandos dos cursos de Pedagogia e licenciaturas, matriculados em componentes curriculares da área de Educação Especial Inclusiva. Percebe-se que segundo a visão dos participantes, a oferta dos componentes curriculares atende as necessidades e contribui com a práxis profissional, porém é insuficiente no que concerne ao aspecto prático para acolher a diversidade encontrada no ambiente escolar. Os participantes demonstraram ter conhecimento que parte da dificuldade se deve a limitação da carga horária do curso elegível para componentes da área de Educação Especial. Devido as demandas expressas pelos graduandos junto ao Colegiado de seus cursos, algumas licenciaturas estão tornando o componente de Educação Especial obrigatório ao reverem seus planos de curso.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. (Obra original publicada em 1977), Ed.). Lisboa: Trad: L. de A. Rego & A. Pinheiro, 2011.

BRASIL, Decreto nº 5.626 de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 05 mar. de 2024.

BRASIL, Lei nº. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com deficiência). Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 05 mar. de 2024.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº02/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Conselho Nacional de Educação. 2015. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/cne/resolucoes/resolucoes-cp-2015. Acesso em: 05 mar. 2024.

HEREDERO, E. S. A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 32, n. 2, p. 193-208, 2010.

KASSAR, M. C. M. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS. Cad. Cedes, Campinas, v. 34, n. 93, p. 207-224. http://www.cedes.unicamp.br,2014. Acesso em: 28. abr. 2024.

LIBÂNEO, J. C. Licenciatura em Pedagogia: a ausência dos conteúdos específicos do ensino fundamental. In: GATTI, Bernadete Angelina et al. (Org.). Por uma Política Nacional de Formação de Professores. São Paulo: UNESP, 2013. p. 73-94.

MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 33 p. 387 – 559; set./dez. 2006.

MENDES, E. G.; VILARONGA, C. A. R.; ZERBATO, A. P. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2014.

MONICO, P.A.; MORGADO, L.A.S.; ORLANDO, R. M. Formação inicial de professores na perspectiva inclusiva: levantamento de produções. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Número Especial, 2018: 41-48. https://www.scielo.br/j/pee/a/3TmT9Hj5qVdV6y8Vvv89rcb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 abr. 2024.

OLIVEIRA, S. G. S.; DIAS, V. B. Formação de pedagogos para o contexto inclusivo: um estudo de revisão. Revista Educação Especial. v. 35. Santa Maria. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial. Acesso em: 28. abr. 2024.

PICOLINI, B.R.A.; FLORES, M.M.L. A Formação de professores para atuação com os alunos Público-alvo da educação especial. Revista Sapiência: Sociedade, Saberes e Práticas Educacionais ISSN 2238-3565 v.13, n. 1, p. 119 – 137, janeiro, 2024. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/sapiencia/article/view/14628/1025. Acesso em: 28 abr. 2024.

PRIETO, R. G. Direito à Educação e Política de Educação Especial. In: Rossetto, E.; Real, D. C. Diferentes modos de narrar os sujeitos da Educação especial 1ª ed., Cascavel. Ed. EDUNIOESTE, 2012.

PLETSCH, M. D. Dimensões da formação de professores no contexto de políticas de inclusão escolar à luz da perspectiva histórico-cultural. In: S. L. Victor, & I. M. de Oliveira (Orgs.), Educação Especial: políticas e formação de professores (pp. 213-222), Marília: ABPEE. 2016.

SILVA, L. C. D.; GUIMARÃES, V. C.; BERNARDO, M. A. Possibilidades e limites didático-pedagógicos para uma educação inclusiva no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano – Campus Ceres. PARADIGMA, [s. l.], v. 45, n. 1, p. e2024001, 2024. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1200. Acesso em: 28 abr. 2024.

SILVA, P. M. S. P.; CAMPOS, S. A. R.; GONÇALVES, M. B. R. P. O processo de ensino-aprendizagem relacionado à realidade da educação inclusiva. PARADIGMA, [s. l.], v. 45, n. 1, 2024. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1349. Acesso em: 28 abr. 2024.

Downloads

Publicado

14-04-2025

Como Citar

BARBOSA, R. da S. Formação inicial de pedagogos e demais licenciaturas para uma educação inclusiva: desafios e possibilidades: CHALLENGES AND POSSIBILITIES. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 33, p. 280–302, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i33.33391. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/33391. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Educação para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas