A formação de educadores na licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Fluminense: uma proposta de educação comprometida

A PROPOSAL FOR COMMITTED EDUCATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33450

Palavras-chave:

Contra hegemonia; Intelectuais Orgânicos; Políticas Educacionais.

Resumo

O movimento da Educação do Campo tem tensionado o Estado por uma práxis educativa vinculada a vida e as lutas dos diversos sujeitos que compõe o campo brasileiro, processo que resultou na elaboração de uma formação especifica para atender escolas e outros espaços educativos no meio rural. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo compreender a dimensão político formativa que a Licenciatura em Educação do Campo, a partir da experiência da Universidade Federal Fluminense, busca consolidar nos futuros Educadores do Campo. Para isso, dialogamos, a partir de entrevistas semiestruturadas, com docentes da referida licenciatura indagando sobre sua práxis, movimento que nos conduziu até a categoria Educação comprometida. Apontando para uma dimensão político formativa intrinsecamente ligada a Agroecologia, a Emancipação e ao Território e respondendo com o que este pensamento educacional está comprometido. Movimento que gera tensões institucionais, sociais e políticas, pois, como política educacional vinculada ao polo do trabalho, apresenta características que buscam a transformação das circunstâncias de dominação do campo e seus sujeitos. Portanto, uma perspectiva educacional que se propõe contra-hegemônica, cujo compromisso ético-político, desde sua gênese, busca formar intelectuais orgânicos da classe trabalhadora.

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Publicado

14-04-2025

Como Citar

NEVES, L. C.; NOWAK, J. A formação de educadores na licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Fluminense: uma proposta de educação comprometida: A PROPOSAL FOR COMMITTED EDUCATION. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 33, p. 412–439, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i33.33450. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/33450. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Educação para a inclusão relacionada às pessoas do campo, aos povos indígenas e às questões étnico-raciais