Fundamentos teóricos e metodológicos para a prática pedagógica da educação antirracista nas instituições de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33511

Palavras-chave:

Educação Antirracista; Educação Decolonial; Relações Étnico-raciais: Povos Indígenas e Negros

Resumo

O presente artigo traz os fundamentos teóricos e metodológicos acerca das práticas pedagógicas, questionando os caminhos epistemológicos, políticos e o paradigma colonial para a construção de uma educação antirracista. Numa perspectiva qualitativa, com base em dados bibliográficos e documentais, faz-se uma reflexão sobre as implicações e orientações contidas na Lei nº 10.639/03, atualizada pela Lei nº 11.645/08 (Brasil, 2003, 2008), nas Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais (Brasil, 2004). Analisam-se os conceitos de raça, racismo estrutural e institucional e como esses elementos se articulam e compõem um escopo teórico que fundamenta o ensino das relações étnico-raciais nas escolas. Defende-se a necessidade de qualificar, ainda mais, a prática política e pedagógica dos professores e coordenadores pedagógicos para combater o racismo nas escolas a partir dos pressupostos teóricos de Munanga (2003), Quijano (2005), Walsh (2009), Bessa-Freire (2011, 2016), Almeida (2019), Krenak (2020a, 2020b) e outros. Reafirma-se a necessidade da interlocução com os professores mediante uma base teórica e metodológica preferencialmente composta por autores negros e indígenas fortalecendo a oferta de uma educação pública antirracista no currículo escolar desde a Educação Básica até o Ensino Superior.

Referências

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Publicado

14-04-2025

Como Citar

PERRUDE, M. R. da S.; KASTELIC, E. S. D.; BERALDO, M. de F. Fundamentos teóricos e metodológicos para a prática pedagógica da educação antirracista nas instituições de ensino . Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 33, p. 303–325, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i33.33511. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/33511. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Educação para a inclusão relacionada às pessoas do campo, aos povos indígenas e às questões étnico-raciais