REGIÃO, IDENTIDADE CULTURAL E REGIONALISMO: A CAMPANHA GAÚCHA FRENTE ÀS NOVAS DINÂMICAS ESPACIAIS E SEUS REFLEXOS NA RELAÇÃO CAMPO-CIDADE

Autores

  • Helena Brum Neto
  • Meri Lourdes Bezzi

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v8i16.3943

Palavras-chave:

Região, Regionalismo, Relação Campo-Cidade.

Resumo

Ao se resgatar questões como região, identidade regional e regionalismo, na Campanha Gaúcha, observam-se que novas dinâmicas espaciais tem seus reflexos na relação campo-cidade. Pode-se dizer que, a tradicional área de pecuária rio-grandense, tem experimentado transformações no decorrer da evolução do seu espaço produtivo, vinculadas, sobretudo, às questões econômicas. Desde as primeiras estâncias, voltadas à criação de gado no oeste do Rio Grande do Sul, até a atualidade, destacam-se, temporalidades e espacialidades significativas para a definição política, econômica e cultural deste recorte espacial gaúcho. Nesse contexto, propuseram-se algumas reflexões acerca da questão regional implícita na Campanha gaúcha, enfocando aspectos essenciais do processo de reorganização do espaço produtivo local/regional e da identidade cultural na relação campo-cidade.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

NETO, H. B.; BEZZI, M. L. REGIÃO, IDENTIDADE CULTURAL E REGIONALISMO: A CAMPANHA GAÚCHA FRENTE ÀS NOVAS DINÂMICAS ESPACIAIS E SEUS REFLEXOS NA RELAÇÃO CAMPO-CIDADE. Temas & Matizes, [S. l.], v. 8, n. 16, p. p.65–96, 2000. DOI: 10.48075/rtm.v8i16.3943. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/3943. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relações Campo-Cidade