As Trovas de Gonçalo Anes Bandarra, Sapateiro de Trancoso
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v3i6.541Palavras-chave:
Trovas de Bandarra, Sapateiro, História de Portugal.Resumo
As Trovas de Bandarra, escritas por um sapateiro que viveu na Vila de Trancoso, região da Beira lusitana, são geralmente abordadas em função de suas leituras posteriores, em especial pelos adeptos do sebastianismo e por aqueles que elaboram um discurso legitimador para a Restauração Portuguesa. Este artigo tem por objetivo apresentar as trovas como obra de seu tempo, sendo influenciada pelas questões que lhe são contemporâneas e pelo formato que lhe é possível. Dessa forma, o fato de Bandarra ser sapateiro e viver em uma comunidade cristã nova, influi na constituição de suas trovas e na percepção que os leitores terão da mesma.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.