APRENDIZAGEM COLABORATIVA POR MEIO DE COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DISCURSO E EFETIVIDADE
Mots-clés :
aprendizagem virtual, aprendizagem colaborativa, atividade colaborativa.Résumé
Este artigo tem como finalidade apresentar dados sobre a aprendizagem colaborativa por meio de computador na Educação Superior. O recorte aqui apresentado é parte das reflexões realizadas em uma pesquisa sobre Letramento Digital dos Professores da Educação Superior do Vale do Aço, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Educação e Tecnologias - GPET – do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, fomentada pela Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG. Os dados pesquisados revelaram que apesar do uso de recursos tecnológicos de última geração, as atividades colaborativas não são, efetivamente, praticadas. Os resultados da pesquisa e a análise dos mesmos fundamentam-se nos principais conceitos aqui abordados. Serão tratadas questões sobre conceitos e características de aprendizagem colaborativa, além de habilidades discentes e docentes para realização dessas.Téléchargements
Publié-e
15-12-2009
Comment citer
GOMES, M. A. de F.; COTA, T. C. M.; PROCÓPIO, A. da C. S. R.; MACEDO, N. S.; RIBEIRO, T. F. R. APRENDIZAGEM COLABORATIVA POR MEIO DE COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DISCURSO E EFETIVIDADE. Varia Scientia, [S. l.], v. 9, n. 16, p. p.51–63, 2009. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/2597. Acesso em: 20 oct. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos e Ensaios