A PROBLEMÁTICA DA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE DA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.

Josenilson Viana Guedes, Gislaine Felix de Oliveira, Alda Maria Duarte Araújo Castro

Resumo

Este texto analisa as possibilidades da construção de um projeto político pedagógico que dialogue com a sociedade para enfrentar a violência na escola. Dessa forma, a nossa problemática é tentar investigar como o projeto político pedagógico pode se tornar um potente articulador no desenvolvimento de políticas de prevenção à violência escolar, partindo do pressuposto de que é necessário dar visibilidade no PPP às questões da violência escolar e suas formas de enfrentamento. Para construção do texto, utilizamo-nos da pesquisa bibliográfica. Como resultados preliminares podemos apontar que as questões que envolvem o PPP devem ser sempre pensadas como fundamentais no fortalecimento do papel da educação, devendo este ser construído através de movimentos e articulações democráticas com a participação de todos que fazem parte da comunidade escolar.

Palavras-chave

Projeto Político Pedagógico; Violência; Escola.

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