O PROCESSO DE FAMILIARIZAÇÃO DE UM PROFESSOR COM A MODELAGEM MATEMÁTICA: O CASO DO WILSON
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i24.16298Resumo
Neste artigo, descrevemos e analisamos a trajetória (não intencional ou inesperada) seguida por um professor de matemática imerso num processo de familiarização com a modelagem matemática em uma interação com um professor mais experiente, durante um projeto de pesquisa. Para tal, nós assumimos um referencial teórico para a formação de professores de matemática com relação à modelagem e adotamos o paradigma crítico como abordagem metodológica. Como resultados, concluímos que o processo de familiarização com a modelagem matemática do professor ocorreu de forma gradual, sem as tensões ou obstáculos que habitualmente ocorrem, por meio do planejamento e realização de ambientes de modelagem que foram incorporando as características da modelagem assumidas e discutidas com o professor mais experiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.