O PROCESSO DE FAMILIARIZAÇÃO DE UM PROFESSOR COM A MODELAGEM MATEMÁTICA: O CASO DO WILSON

Francisco Javier Camelo B, Jussara de Loiola Araújo, Gabriel Mancera O

Resumo


Neste artigo, descrevemos e analisamos a trajetória (não intencional ou inesperada) seguida por um professor de matemática imerso num processo de familiarização com a modelagem matemática em uma interação com um professor mais experiente, durante um projeto de pesquisa. Para tal, nós assumimos um referencial teórico para a formação de professores de matemática com relação à modelagem e adotamos o paradigma crítico como abordagem metodológica. Como resultados, concluímos que o processo de familiarização com a modelagem matemática do professor ocorreu de forma gradual, sem as tensões ou obstáculos que habitualmente ocorrem, por meio do planejamento e realização de ambientes de modelagem que foram incorporando as características da modelagem assumidas e discutidas com o professor mais experiente.


Texto completo:

PDF


Direitos autorais



______________________________________________________________

Revista Educere et Educare

e-ISSN 1981-4712 — ISSN 1809-5208
Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Cascavel
Programa de Pós-Graduação em Educação

Rua Universitária, 2069 - Jardim Universitário
Cascavel – Paraná - CEP: 85819-110
E-mail: educereeteducare@gmail.com