O PEDAGOGO NO HORIZONTE DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO

Clenio Lago, Inês Kumiechick Mariani

Resumo

Com a ruptura da metafísica tem-se recolocado em suspenso os fundamentos da Pedagogia, não somente, abrindo múltiplos espaços de incertezas e inquietações entre os pedagogos e demais profissionais envolvidos com a educação, ao mesmo tempo em que clama a necessidade de uma Pedagogia e Pedagogos para além do bem e do mal estabelecidos. Constitui-se, portanto em possibilidades, o que torna fundamental a busca pela compreensão do sentido de educar e de ser pedagogo, onde se destaca a relevância de compreender que a essência do processo educacional encontra-se nas interações que se estabelecem nos movimentos e processos de ensinar e de aprender, orientados pelo viés do diálogo e pela experiência da alteridade. Este artigo apresenta uma reflexão sobre ser pedagogo no horizonte dos desafios contemporâneos da educação em meio à emergência da diversidade como alteridade, visto que a diferença pela diferença, não necessariamente, constitui experiência de alteridade, embora constitua contexto de condições.

  

Palavras-chave

Diversidade. Alteridade. Pedagogia. Pedagogo.

Texto completo:

PDF