O ENSINO COLABBORATIVO FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini
  • Enicéia Gonçalves Mendes

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1659

Palavras-chave:

desenvolvimento profissional, ensino colaborativo, inclusão escolar

Resumo

A literatura científica tem apontado o trabalho colaborativo como uma estratégia em ascensão para o desenvolvimento profissional. O objetivo deste estudo consistiu em verificar as implicações do ensino colaborativo em duas escolas (quatro turmas) de ensino fundamental, as quais tinham 6 alunos com deficiência mental. A intervenção envolveu o apoio sistemático do professor de ensino especial dentro da classe comum, em alguns dias da semana, além de atividades extra-classe de planejamento e reflexão sobre a prática. Os resultados indicam que para todas as professoras o ensino colaborativo possibilitou desenvolvimento pessoal e profissional. Como implicações do estudo discute-se a necessidade de mudanças na cultura da formação inicial e continuada de professores do ensino comum e especial de modo a preparálos para atuar efetivamente em colaboração. Reforça-se ainda a necessidade de redefinir o papel do professor de ensino especial para atuar prioritariamente como apoio centrado na classe comum e não apenas em serviços que envolvam a retirada dos alunos com
deficiência da turma ou, exclusivamente, em serviços segregados.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

CAPELLINI, V. L. M. F.; MENDES, E. G. O ENSINO COLABBORATIVO FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA A INCLUSÃO ESCOLAR. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 113–128, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1659. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1659. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Aprendizagem e Ação Docente