MOTIVAÇÕES PARA ESCOLHA PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MÚSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.16691
Agências de fomento
Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Motivações, Escolha profissional, Música, Docência

Resumo

Este trabalho analisa a motivação de estudantes para a escolha do curso de licenciatura em música, de uma instituição pública de Ensino Superior do Estado da Bahia. O estudo envolveu nove licenciandos do curso de música, numa perspectiva de pesquisa formação que, dentre alguns objetivos pretendeu compreender a natureza das motivações para a escolha de uma carreira profissional e como elas estão atravessadas pela história de vida e formação dos sujeitos colaboradores. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa, que emerge de uma pesquisa ação colaborativa, desenvolvida por pesquisadores de um determinado grupo da mesma instituição, que tem como centralidade a formação docente mediante a análise da prática. O trabalho está ancorado na abordagem (auto)biográfica, que toma as histórias de vida como elementos de formação, ao movimentar os sujeitos a realizarem um processo de constituição de si pela condição de reflexão de si e do outro. Adotamos as narrativas como dispositivos de produção de informações sobre as motivações dos estudantes e como forma de favorecer a reflexão de si e sobre a escolha do curso de música. Como principais resultados a pesquisa evidenciou que há dois básicos tipos de motivação, a extrínseca, em que as escolhas são frutos de elementos externos, como influência de familiares e de terceiros, e outra intrínseca, que se volta para a desvelação das paixões, gosto, afinidades e histórias de vida em percursos formativos. O estudo mostrou que as ONG’s e as Igrejas têm relação na escolha pelo curso e surgem como motivações extrínsecas. Outro aspecto que aparece no resultado da pesquisa é que a docência é constituída pelo entrecruzamento dos prazeres que a música provoca. Logo ensinar música é tão motivante quanto estudar música e dela constituir-se como profissional. 

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. Professor assistente da Universidade do Estado da Bahia, loptado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT - Campus XVI.

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Doutorado em Educação pela Université de Sherbrooke, Canadá (2004) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Atualmente é Professora Plena da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU). É pesquisadora da área de educação, com ênfase em pedagogia universitária, representações sociais, formação de professores, identidade docente, afetividade, prática docente do professor do ensino superior e profissionalização docente.

Downloads

Publicado

01-10-2018

Como Citar

SILVA, F. O. da; RIBEIRO, M. L. MOTIVAÇÕES PARA ESCOLHA PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MÚSICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.16691, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.16691. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16691. Acesso em: 28 mar. 2024.