CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA ELABORAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: QUAL PARTICIPAÇÃO?
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.17766
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Keywords:
Conselho Municipal de Educação. Participação. Plano Municipal de Educação.Abstract
Resumo: O artigo tem sua origem em Dissertação de Mestrado recentemente defendida no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados. Analisa a concepção de participação dos Conselhos Municipais de Educação (CME) do estado de Mato Grosso do Sul (MS) na elaboração dos Planos Municipais de Educação (PME). A metodologia pautou-se na pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O lócus da pesquisa foram municípios do MS que possuem o CME. Constatou-se que a prevalência da participação política, cuja concepção tem lugar garantido na sociedade capitalista, pois atende aos interesses de grupos específicos, legitima ideias pré-concebidas, exercita apenas a forma de cidadania ampliada e não a plena. A busca é pela participação plena requer mudanças nas formas de participação da sociedade civil e política, incita o diálogo e a luta de classes e visa a superação de desigualdades e injustiças sociais, remete a uma sociedade e a um cidadão de novo tipo.Downloads
Published
29-08-2018
How to Cite
ARANDA, M. A. de M.; BARCELOS, F. dos S. CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA ELABORAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: QUAL PARTICIPAÇÃO?. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 27, p. DOI: 10.17648/educare.v13i27.17766, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i27.17766. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/17766. Acesso em: 6 apr. 2025.
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Dossiê - Conselho Municipal de Educação
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