LUXURY KIDS: MODA, MÍDIA E CONSUMO NAS PÁGINAS DA VOGUE BRASIL KIDS

Autores

  • Débora Cristine Flesch Universidade Feevale
  • Sarai Patrícia Schimidt Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18457
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Moda de luxo, criança contemporânea, mídia

Resumo

Estamos experimentando um período histórico provisório, no qual o consumo acaba por desempenhar importantes funções em relação a construção do sujeito. Muitas vezes, o ter ocupa o lugar do ser. Todavia, é importante refletir sobre este panorama, uma vez que entendemos que objetos não são capazes de preencher as lacunas desse tempo contingente que vivemos. Por tal motivo, acredita-se que seja importante adicionar mais uma página aos estudos que relacionam mídia, consumo, moda, luxo e criança. É preciso que se pense sobre como a comunicação está apresentando o consumo acelerado de moda para as crianças e seus pais. Diante disto, esta pesquisa faz uma reflexão sobre a relação entre a construção identitária infantil, moda de luxo e consumo, tendo como foco as cartas editorias e os editoriais de moda de capa das edições de inverno de 2011 a 2015 da revista Vogue Brasil Kids. Para este fim, metodologicamente, recorreu-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2004). O trabalho visa analisar a revista mencionada como estratégia pedagógica da cultura do consumo, abordando a modernização do luxo e a popularização da moda como meios de ancoragem cultural para a formação identitária da criança contemporânea. A partir do exposto, por meio das contribuições de Bauman (2008; 2013) e Lipovetsky (2005), as análises salientam a aproximação entre criança e luxo na sociedade de consumidores. 

Biografia do Autor

Débora Cristine Flesch, Universidade Feevale

Débora Crsitine Flesch.
Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo, RS).
Estilista da marca Arezzo.
E-mail: deboraflesch@gmail.com

Sarai Patrícia Schimidt, Universidade Feevale

Sarai Patrícia Schimidt.
Doutora em Educação na linha de Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Docente nos Programas de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e Inclusão Social e Diversidade Cultural da Universidade Feevale (Novo Hamburgo, RS).
E-mail:saraischmidt@feevale.br

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Publicado

01-10-2018

Como Citar

FLESCH, D. C.; SCHIMIDT, S. P. LUXURY KIDS: MODA, MÍDIA E CONSUMO NAS PÁGINAS DA VOGUE BRASIL KIDS. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18457, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18457. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18457. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO: CALEIDOSCÓPIO DE PERSPECTIVAS