ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DA REDE PÚBLICA ACERCA DOS SERES VIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.18665
Agências de fomento
Fipe, Fapergs, Cnpq, Prolicen

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Concepções prévias. Organismos vivos.

Resumo

O artigo objetivou uma investigação das concepções alternativas acerca dos seres vivos, envolvendo oitenta e oito alunos dos anos iniciais, em uma escola pública do interior do estado do RS. Foi aplicado um questionário semiestruturado envolvendo reconhecimento de seres vivos, ciclo de vida, diversidade dos organismos, características e necessidades. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo e categorização e evidenciaram que 19% dos alunos compreendem seres vivos e seres brutos como sendo algo idêntico e que à medida que os níveis de escolaridade avançam, a compreensão a respeito de seres vivos se torna mais informativa e alguns conceitos são ampliados; 51% descreveram o ciclo de vida como “nascer, crescer, reproduzir e/ou morrer”, apresentando assim uma visão reducionista desta complexidade de relações; embora 56% dos alunos afirmaram conhecerem os microrganismos, 25% citarem insetos como sendo organismos microscópicos. Os alunos mostraram maior compreensão sobre perceberem animais como seres vivos do que plantas e quando questionados sobre diferenças nos grupos, apontaram estas relacionadas aos aspectos morfológicos e não aos processos vitais. Os resultados permitiram identificar que os participantes apresentam um conhecimento reducionista e a partir do avanço nos anos inicias este conhecimento escolar ainda não tem sido muito ampliado. 

Biografia do Autor

Ariadne de Freitas Leonardi, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões

Graduanda em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões e Bolsista Iniciação Científica Fipe

Geovane Bernardi, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões

Graduando em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões e Bolsista Iniciação Científica Fapergs

Maira dos Santos Silveira, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões

Graduanda em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões e Bolsista Iniciação Científica CNPq

Sabrina Antunes Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões

Graduanda em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões e Bolsista Iniciação Científica Prolicen

Andréa Inês Goldschmidt, Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria e Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás,

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria e Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás, andreainesgold@gmail.com

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Publicado

22-12-2018

Como Citar

LEONARDI, A. de F.; BERNARDI, G.; SILVEIRA, M. dos S.; FERREIRA, S. A.; GOLDSCHMIDT, A. I. ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DA REDE PÚBLICA ACERCA DOS SERES VIVOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 30, p. DOI: 10.17648/educare.v13i30.18665, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i30.18665. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18665. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: O ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS