A PREMISSA DIALÓGICA COMO ELEMENTO FUNDANTE DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UM INTERTEXTO ENTRE FREIRE, MORIN E LATOUR

Lucila Maria Pesce, Ana Maria Di Grado Hessel, Adriana Rocha Bruno

Resumo


O presente artigo situa-se como um estudo teórico-conceitual, que tem o objetivo de refletir sobre a potencialidade da premissa dialógica para o campo da formação de professores. O artigo inicia com o delineamento de uma tríade teórica, a partir do intertexto da perspectiva dialógica da Interação Dialógica Freireana, da Teoria da Complexidade, da Teoria Ator Rede. Resguardadas as especificidades dos construtos teóricos de cada um dos três estudiosos revisitados no artigo, o texto intenciona desvelar a importância capital da premissa dialógica de Freire, Morin e Latour às bases ontológicas e gnosiológicas da formação de educadores, sob enfoque culturalista, com vistas a contribuir para o debate, neste campo de pesquisa e formação.


Palavras-chave


Formação de Educadores. Enfoque Culturalista. Premissa Dialógica.

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DOI: https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18871

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