O FORMADOR NA CONDUÇÃO DE SESSÕES DE UM ESTUDO DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.21792
Agências de fomento
Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul

Palavras-chave:

Estudo de aula, Formador, Desenvolvimento profissional.

Resumo

O estudo de aula constitui um processo de desenvolvimento profissional de professores já usado presentemente em muitos países. A condução de um estudo de aula é um processo complexo, sendo exercido em muitos casos por um formador de professores. No entanto, muito pouco tem sido investigado a respeito de como os formadores assumem a condução das sessões de trabalho ao longo deste processo de formação. Neste trabalho, de natureza qualitativa e interpretativa e que ocorre na própria prática de dois dos autores, procuramos caracterizar as ações dos formadores nas discussões de uma sessão da fase de planejamento de um estudo de aula realizado em 2018/2019 com professores do 1.º ciclo da educação básica em Portugal. Os resultados mostram que os formadores realizam três tipos fundamentais de ações. As mais frequentes são as ações de apoiar/guiar, que servem de base ao desenvolvimento da sessão, e por meio das quais os formadores solicitam aos professores contribuições de natureza factual ou uma descrição mais detalhada de acontecimento vividos. Seguem-se em ordem de frequência, as ações de informar/sugerir, que servem para os formadores introduzirem nova informação, para levar os professores a tornar a sua linguagem mais precisa e para validar as contribuições destes. Finalmente, os formadores usam as ações de desafiar para induzir momentos de reflexão aprofundada por parte dos professores, sendo estas as ações com maior potencial para o desenvolvimento profissional.

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Publicado

04-12-2019

Como Citar

SCHELLER, M.; DA PONTE, J. P.; QUARESMA, M. O FORMADOR NA CONDUÇÃO DE SESSÕES DE UM ESTUDO DE AULA. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 32, p. DOI: 10.17648/educare.v14i32.21792, 2019. DOI: 10.17648/educare.v14i32.21792. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21792. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Lesson Study em Matemática