UMA EXPERIÊNCIA DURANTE A ORIENTAÇÃO DA PRODUÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PDE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i33.22385Palavras-chave:
PDE, Gênero Discursivo, Língua Portuguesa.Resumo
Este texto objetiva apresentar uma experiência durante a orientação da Produção Didático-Pedagógica no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), ao utilizar os gêneros discursivos como intervenção-pedagógica na área do ensino de língua portuguesa, realizado na Universidade Estadual XXXXX – SIGLA, campus de Nome da Cidade, do Colegiado do Curso de Letras (Português/Inglês), entre 2012-2015. Os resultados demonstraram que o ensino de língua portuguesa baseado no uso de um gênero discursivo por meio da elaboração e aplicação de uma SD no PDE, viabiliza para a prática do professor-PDE, a clareza do conhecimento de características específicas dos diferentes gêneros para o desenvolvimento da competência comunicativa de seus interlocutores. Com isso, mostrou-se a diferença entre o velho ensino (redação) e o novo ensino (produção textual) como prática social.
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