A LESSON STUDY COMO CONTEXTO PARA O ESTÁGIO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA: POR QUE UTILIZÁ-LA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.22526
Agências de fomento

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática, Estágio curricular supervisionado, Lesson Study.

Resumo

Esse texto tem como objetivo evidenciar o que a experiência de estágio curricular supervisionado no contexto da Lesson Study, associado ao uso do Ensino Exploratório, pode proporcionar aos alunos do curso de licenciatura em Matemática. Para isso, analisou-se a legislação do estágio nas licenciaturas e explicitou-se a importância da vivência na escola enquanto licenciando e da alternância entre escola e universidade, além das aprendizagens proporcionadas pela Lesson Study e o Ensino Exploratório, que foram verificadas em estudos realizados com professores atuantes. Observou-se que este contexto formativo contribui para proporcionar uma experiência de estágio diferente da que vem ocorrendo, no sentido de que possibilita a reflexão e a colaboração entre os futuros professores. Assim sendo, concluiu-se que esse contexto formativo é um bom aliado para superar o modo como vem ocorrendo a formação, isto é, baseado na racionalidade técnica, além de ajudar a evitar o choque de realidade que o professor iniciante sofre ao chegar à escola.

Downloads

Publicado

04-12-2019

Como Citar

FONÇATTI, M. C.; MIOTTO MORELATTI, M. R. A LESSON STUDY COMO CONTEXTO PARA O ESTÁGIO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA: POR QUE UTILIZÁ-LA?. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 32, p. DOI: 10.17648/educare.v14i32.22526, 2019. DOI: 10.17648/educare.v14i32.22526. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22526. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Lesson Study em Matemática