A LESSON STUDY COMO CONTEXTO PARA O ESTÁGIO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA: POR QUE UTILIZÁ-LA?
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.22526Palavras-chave:
Licenciatura em Matemática, Estágio curricular supervisionado, Lesson Study.Resumo
Esse texto tem como objetivo evidenciar o que a experiência de estágio curricular supervisionado no contexto da Lesson Study, associado ao uso do Ensino Exploratório, pode proporcionar aos alunos do curso de licenciatura em Matemática. Para isso, analisou-se a legislação do estágio nas licenciaturas e explicitou-se a importância da vivência na escola enquanto licenciando e da alternância entre escola e universidade, além das aprendizagens proporcionadas pela Lesson Study e o Ensino Exploratório, que foram verificadas em estudos realizados com professores atuantes. Observou-se que este contexto formativo contribui para proporcionar uma experiência de estágio diferente da que vem ocorrendo, no sentido de que possibilita a reflexão e a colaboração entre os futuros professores. Assim sendo, concluiu-se que esse contexto formativo é um bom aliado para superar o modo como vem ocorrendo a formação, isto é, baseado na racionalidade técnica, além de ajudar a evitar o choque de realidade que o professor iniciante sofre ao chegar à escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.