LESSON STUDY E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA FORMA DE DISSERTAÇÕES E TESES
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.22528Mots-clés :
Lesson Study, Formação de professores, Desenvolvimento profissional.Résumé
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir as produções científicas produzidas no Brasil na forma de dissertações e teses acerca da temática ‘Lesson Study’. Para tal, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa. Os dados foram constituídos por meio de buscas em repositórios de acesso público livre e virtual, considerando produções que apresentassem as expressões ‘estudo de aula’ ou ‘Lesson study’, na forma de tese, dissertação, artigos de eventos e artigos publicados em revistas ou capítulos de livro. Identificaram-se 346 produções, dentre as quais nove dissertações e uma tese foram selecionadas para leitura integral e análise, a qual seguiu os procedimentos de análise de conteúdo. O panorama inicial demonstrou que o ‘Lesson Study’ é recente no cenário brasileiro e, identificou-se uma tendência em compreender esse modelo de formação como um processo contínuo e em espiral, o qual a cada etapa evolui para novos níveis de compreensão e conhecimento. Sinaliza-se para a necessidade de tornar o ‘Lesson Study’ tema de estudos em contextos formativos, a fim de torná-lo um processo de desenvolvimento profissional de professores menos pontual no cenário brasileiro.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.