EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E IDEOLOGIA DAS COMPETÊNCIAS: ELEMENTOS PARA UMA CRÍTICA DA NOVA PEDAGOGIA EMPRESARIAL SOB A MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL

Autores

  • Giovanni Alves
  • Jani Moreira
  • Jeinni Puziol

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i8.2281

Palavras-chave:

Trabalho, Educação Profissional, Ideologia das Competências, Pedagogia Empresarial, Capital Humano.

Resumo

O presente artigo pretende abordar a relação entre o trabalho e a educação profissional, especificamente a ideologia das competências e a nova pedagogia empresarial no contexto da mundialização do capital. Analisa-se num primeiro momento, o contexto histórico-mundial, a reestruturação produtiva e política do capital a partir da década de 1970, bem como, a demanda de uma nova organização do trabalho baseada no modelo toyotista. Num segundo momento, discutem-se tais modificações produtivas no interior do Estado brasileiro e sua influência nas políticas educacionais voltadas para o trabalho, permeadas pela ideologia das competências enquanto um instrumento que busca obscurecer a relação-capital. Discute-se sobre o surgimento da nova pedagogia empresarial ligado aos ideais de capital humano. Destaca-se a influência de organismos internacionais no Brasil, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que visam articular a educação de acordo com a vertente ideológica global, verificado no aparato legislativo educacional. Finaliza-se não apenas com a reflexão do conteúdo estranhado da ideologia das competências, mas sugere-se o resgate do valor negado como promessa de emancipação humano-genérica.

Downloads

Publicado

18-03-2010

Como Citar

ALVES, G.; MOREIRA, J.; PUZIOL, J. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E IDEOLOGIA DAS COMPETÊNCIAS: ELEMENTOS PARA UMA CRÍTICA DA NOVA PEDAGOGIA EMPRESARIAL SOB A MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 8, p. p. 45–59, 2010. DOI: 10.17648/educare.v4i8.2281. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2281. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Trabalho e Educação Profissional