APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: Filosofia da Educação Matemática

Autores

  • Maria Aparecida Viggiani Bicudo
  • Rosa Monteiro Paulo
  • Tania Baier

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i33.23774
Agências de fomento

Resumo

Este Dossiê, intitulado Filosofia da Educação Matemática, traz contribuições de pesquisadores nacionais de diferentes estados do país, como Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo e internacionais (França), além de uma entrevista com Ole Skovsmose, professor emérito da Universidade Aalborg, Dinamarca e professor colaborador do Programa de Pos-Graduação em Educação Matemática na Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro. A intenção, neste dossiê, é expor pesquisas no âmbito da Filosofia da Educação Matemática.

A filosofia da Educação Matemática, como área de investigação, visa argumentar, correlacionar ideias, pesquisar, atuar na realidade da experiência vivenciada como um convite ao debate. De acordo com Bicudo e Garnica (2003), a Filosofia da Educação Matemática se constitui como uma região de inquérito da Educação Matemática que preza por um pensar reflexivo, crítico e sistemático, com o qual se lança para questões postas pela Filosofia da Educação e pela Matemática, constituindo-se originariamente como um pensar próprio que avança em direção a compreensões mais abrangentes e que se põem a demandar mais compreensões. A tarefa da Filosofia da Educação Matemática é dizer do sentido da Educação Matemática, expor compreensões que vão se constituindo no solo da experiência vivenciada com e na Educaçao Matemática.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Como Citar

VIGGIANI BICUDO, M. A.; PAULO, R. M.; BAIER, T. APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: Filosofia da Educação Matemática. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 33, p. DOI: 10.17648/educare.v15i33.23774, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i33.23774. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23774. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Filosofia da Educação Matemática